Especialistas em moda-costura e facilities afirmam que uniformização no ambiente de trabalho é um fator importante para identificação e segurança

O uso do uniforme dentro de uma empresa não ajuda apenas a identificar os colaboradores quando estes têm contato com clientes, mas também traz credibilidade para a companhia. Quando os funcionários literalmente vestem a camisa da firma a entidade mostra um nível diferente de organização e seriedade, e cria uma identidade única para o negócio. Dessa forma, para atingir seus objetivos profissionais, uma corporação pode exigir que sua equipe faça uso do uniforme de trabalho, de acordo com o artigo 458 da CLT.

Vestir a camisa da empresa não é apenas benéfico para os empregadores, mas para os colaboradores também. Um profissional que usa o uniforme não precisa gastar tempo e dinheiro com a mudança de roupas para ter um visual diferente por dia. Além disso, ele não tem que pensar em uma forma de estruturar o guarda-roupa para ter as peças adequadas para o serviço.

“Profissionais como médicos, bombeiros, policiais e enfermeiras são tipicamente identificados por seus uniformes. Eles não apenas servem como identificação, mas dão a esses trabalhadores o conforto e flexibilidade necessários para que realizem seu trabalho. Essas peças são costuradas, adaptadas e criadas para esses tipos específicos de profissões. Elas garantem, principalmente, a segurança desse colaborador.” explica Elizângela Gomes, professora da Sigbol e especialista em moda e costura.

O uso de uniformes de trabalho começou com os grandes exércitos antigos, que se padronizam para identificar aliados e se protegerem durante as batalhas. Ao longo de sua evolução alcançou uma variedade de quatro tipos de categorias: casual, de visibilidade, social e operacional. Os trajes considerados casuais e sociais são indicados para empresas que possuem contato direto com seus clientes, parceiros e fornecedores. Eles passam uma identidade única. Já os operacionais e de visibilidade são projetados para garantir a segurança dos colaboradores, e devem seguir as normas especificadas pela legislação.

Para Renato Ticoulat, especilalista em facilitiies e fundador da Limpeza com Zelo, para realizar um serviço de limpeza com eficiência e segurança é preciso utilizar o uniforme adequado e os equipamentos necessários para determinadas atividades. Ele completa que sujeira, manchas e resíduos de materiais de limpeza ficam na roupa que o trabalhador está usando e para evitar que o funcionário estrague suas roupas no dia a dia de trabalho, os uniformes desempenham um importante papel, pois são de fácil manutenção. “Além de uma boa forma de propaganda, o uniforme também facilitará a identificação da equipe. Será um ponto positivo no reconhecimento dos funcionários quando estiverem desempenhando suas atividades, desde pequenos serviços residenciais até atendimentos em grandes escalas”, comenta Ticoulat.

De acordo com um estudo do Journal of Environmental Psychology, a desordem pode diminuir a sensação de bem-estar e felicidade. Dessa forma, quanto mais padronizado e estruturado for o local de trabalho de um colaborador, menor será a possibilidade de sentir estresse durante o expediente.

A maior parte das profissões são conhecidas por sua vestimenta e identidade visual. Com isso, se identificar visualmente como um médico, enfermeira, policial ou bombeiro faz parte do trabalho. E essa identificação só é possível através da uniformização!

 


Uniforme Limpeza com Zelo
Divulgação

 

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