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Veja 5 dicas para lucrar no Dia dos Namorados!
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Veja 5 dicas para lucrar no Dia dos Namorados!

Publicado: 03.06.2019 - 16:35, por eCompare.com.br

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A data mais romântica do ano está chegando e nós temos uma pergunta importante para você: sua loja está preparada para aumentar as vendas no dia dos namorados?

Se a resposta for negativa, fique tranquilo, pois neste artigo mostraremos 5 dicas de como aproveitar esse dia tão especial para lucrar mais e, é claro, fazer a alegria dos casais enamorados!

Ficou curioso? Então continue a leitura e comece agora mesmo a implementar as ações. Ainda dá tempo!

1) Foque no e-commerce

De acordo com uma pesquisa feita pela EBIT em 2017, os dias que antecederam a data de 12 de junho nesse ano movimentaram cerca de R$ 1,70 bilhão somente através de vendas em e-commerce.

Para se ter uma ideia, em comparação ao ano anterior, o aumento no faturamento foi de 5,1% durante esse mesmo período, além do crescimento no número de pedidos de cerca de 7%.

Isso mostra que os brasileiros são um povo que aproveita bastante essa data para comprar online, principalmente devido às inúmeras possibilidades de alternativas de presente e pelos preços mais acessíveis e condições mais facilitadas de pagamento.

Por isso, aproveite o momento para “arrumar a casa” e realizar testes na sua plataforma para garantir que todas as funcionalidades estejam funcionando corretamente.

Além disso, procure verificar também a quantidade de certos produtos em estoque (aqueles que você acha que vão vender mais nessa data) e prepare embalagens customizadas, como caixas e papeis com símbolos românticos e cores vibrantes.

Agora, se você ainda não tem uma loja virtual, a dica é começar a investir em uma agora e aproveitar as próximas datas comemorativas, como o dia dos pais, por exemplo, que já está chegando.

Pesquise sobre as alternativas existentes no mercado, faça orçamentos e escolha a plataforma que mais supra as necessidades do seu negócio.

2) Elabore estratégias de marketing direcionadas à data

Criar campanhas criativas que antecedem ao dia dos namorados é fundamental para destacar a sua marca da concorrência.

Como se trata de uma estratégia sazonal e, portanto, com um alcance de curto prazo, o ideal é que ela seja voltada ao Outbound Marketing, ou seja, aquela publicidade mais tradicional em que a empresa vai até o consumidor utilizando técnicas para gerar desejo e incentivá-lo a tomar uma decisão mais rápida e impulsiva.

Nessa estratégia, preza-se pelo convencimento em comprar o produto, seja por meio da urgência (já que existe um prazo), seja por meio da abordagem de questões emocionais. Alguns exemplos podem ser: “Faça mais por quem você ama, compre agora o presente do dia dos namorados” ou “Seu parceiro(a) merece esse mimo”, entre muitas outras possibilidades.

3) Faça sorteios ou concurso para o casal

Uma boa ideia para atrair mais público é desenvolver um sistema de premiação para os clientes que envolva o dia dos namorados.

Nas redes sociais, por exemplo, pode-se estabelecer algumas regrinhas para que o público participe de um sorteio, como solicitar que o interessado curta a foto e marque mais X amigos na publicação. É importante, nesse caso, separar produtos como premiação que remetam ao tema, como flores, vinho, chocolate etc.

Além disso, uma outra alternativa para se fazer nas redes sociais é pedir que os seguidores enviem suas fotos de casal, selecionar as melhores e depois colocá-las para votação do público, premiando o casal cuja foto tiver o maior número de votos.

4) Pense na política de devolução e troca de produtos

Como será um período de aumento de vendas (e de pessoas que comprarão presentes para outras pessoas) é natural que haja também um aumento no número de pedidos de troca e/ou devolução.

Por isso, é preciso estar preparado e estabelecer com antecedência a posição da sua loja a respeito do assunto.

Se necessário, flexibilize essa política apenas em datas comemorativas (como no dia dos namorados), mas certifique-se de deixar os clientes 100% cientes dessa modificação por meio de informativos e e-mails, além de detalhar de forma clara e evidente sobre prazos e condições.

Outro ponto importante é, caso você tenha tanto loja física quanto virtual, procurar integrá-las de modo que o cliente que tiver comprado na loja virtual possa efetuar a troca/devolução na loja física e vice e versa.

As melhores plataformas de e-commerce disponibilizam essa estratégia de integração, que é chamada de Omnichannel.

5) Decore sua loja com o tema

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, já dizia o famoso dito popular. Por isso, invista na aparência de sua loja e coloque corações nas vitrines, balões vermelhos entre os corredores e posters com casais apaixonados e felizes.

Além da loja física, algumas plataformas permitem também a “decoração” das lojas virtuais por meio da inserção de banners e ainda alterando o layout para que o fundo ou a descrição dos produtos sejam personalizados para a data. No entanto, esse último serviço deve ser solicitado com antecedência à equipe técnica e desenvolvedores da plataforma de e-commerce do seu negócio.

Conclusão

Como visto, existem diversas maneiras e estratégias que podem ser aplicadas no período antecessor ao dia dos namorados para impulsionar as vendas e os resultados da empresa.

É preciso, contudo, filtrar quais delas se encaixam melhor para o seu tipo de negócio e que tenham mais a ver com o seu público-alvo.