Todos os artigos > Tudo o que você precisa saber sobre Hospedagem de sites
Tudo o que você precisa saber sobre Hospedagem de sites
O ambiente compartilhado é o primeiro passo no desenvolvimento de uma aplicação. É o serviço de armazenamento e disponibilização constante na internet, ou seja, ele possibilita que seu projeto, site ou aplicação seja acessado todos os dias, de qualquer lugar do mundo. O primeiro passo na hora de colocar um site no ar, além de …

Tudo o que você precisa saber sobre Hospedagem de sites

Publicado: 07.12.2018 - 16:59, por eCompare.com.br

O ambiente compartilhado é o primeiro passo no desenvolvimento de uma aplicação. É o serviço de armazenamento e disponibilização constante na internet, ou seja, ele possibilita que seu projeto, site ou aplicação seja acessado todos os dias, de qualquer lugar do mundo. O primeiro passo na hora de colocar um site no ar, além de …

O ambiente compartilhado é o primeiro passo no desenvolvimento de uma aplicação. É o serviço de armazenamento e disponibilização constante na internet, ou seja, ele possibilita que seu projeto, site ou aplicação seja acessado todos os dias, de qualquer lugar do mundo. O primeiro passo na hora de colocar um site no ar, além de registrar o domínio, é claro, é ter um serviço de hospedagem.

Afinal, o que é Hospedagem de Sites?

Para facilitar, imagine que o provedor do serviço de hospedagem de sites é um prédio e que o servidor é um apartamento. A Locaweb, como provedora, fornece um servidor compartilhado e o usuário contrata uma parte dele. Assim, ele pode fazer a publicação do seu site em um mesmo servidor em que estão outras pessoas desconhecidas.

Uma hospedagem de sites profissional garante que seu site esteja sempre no ar em um servidor com capacidade de armazenamento e processamento superiores, compartilhado por outras pessoas.

Há dois tipos de hospedagens principais:

Hospedagem gratuita: algumas empresas oferecem serviço de hospedagem totalmente gratuito. Porém, ele é recomendado para sites sem grandes pretensões, pois ele é extremamente limitado e pode comprometer o desempenho. Se o site necessitar de um grande volume de visitas, por exemplo, uma hospedagem desse tipo não é indicada.

Hospedagem compartilhada: é normalmente a mais utilizada e escolhida por quem está começando e precisa colocar um site no ar. Apresenta as principais funcionalidades necessárias e é fácil de utilizar, sem necessidade de conhecimento técnico extenso.

Nesse caso, é oferecido basicamente um painel de gerenciamento em que é possível controlar a hospedagem e realizar as principais atualizações e modificações no site.

Como escolher uma Hospedagem de Sites?

As empresas de hospedagem oferecem normalmente 3 planos. Um básico, um intermediário e um mais avançado. Alguns podem incluir funcionalidades e serviços adicionais gratuitos que farão a diferença no dia a dia, como e-mails e domínio.

O e-mail é uma grande vantagem e diferencial, pois garante credibilidade ao negócio da mesma forma que o domínio.

No Plano I Básico da Locaweb, por exemplo, são disponibilizados os recursos ilimitados, domínio grátis no 1º ano, 25 e-mails de 10 GB cada e criador de sites incluso.

Para escolher a hospedagem ideal, é importante se atentar também sobre os recursos que serão disponibilizados. Como é uma hospedagem compartilhada, é importante que sites, transferência, bancos de dados e espaço em disco sejam ilimitados.

Resumindo: colocar um site no ar pode parecer um processo complicado ou um bicho de sete cabeças no começo, mas não é nada disso. Você poderá fazer todas as alterações e edições de forma fácil e rápida, via painel e pode contar com um desenvolvedor também para te ajudar, se precisar. A principal escolha mesmo é a empresa de hospedagem.

Mas vou te dar uma dica: tem várias empresas por aí, mas só uma delas é considerada a líder em hospedagem com o serviço mais completo e com o melhor custo-benefício do mercado. Você já sabe qual é, não é mesmo?