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Tramontina, Spotify e J.Walter Thompson Brasil criam algoritmo que transforma música em sabor
O projeto Sabor das Músicas nasceu com o objetivo de rejuvenescer a marca e inspirar as pessoas a cozinhar, provando que inox é mais do que uma panela. É um mundo de possibilidades. Para aproximar a marca do mundo pop, nada melhor que a música. Daí surgiu a ideia de criar esse algoritmo que transforma …

Tramontina, Spotify e J.Walter Thompson Brasil criam algoritmo que transforma música em sabor

Publicado: 24.05.2019 - 20:05, por eCompare.com.br

O projeto Sabor das Músicas nasceu com o objetivo de rejuvenescer a marca e inspirar as pessoas a cozinhar, provando que inox é mais do que uma panela. É um mundo de possibilidades. Para aproximar a marca do mundo pop, nada melhor que a música. Daí surgiu a ideia de criar esse algoritmo que transforma …

O projeto Sabor das Músicas nasceu com o objetivo de rejuvenescer a marca e inspirar as pessoas a cozinhar, provando que inox é mais do que uma panela. É um mundo de possibilidades. Para aproximar a marca do mundo pop, nada melhor que a música. Daí surgiu a ideia de criar esse algoritmo que transforma qualquer canção da plataforma do Spotify em uma receita diferente. Ao todo ele é capaz de gerar 44 milhões de combinações gastronômicas possíveis.

Para desenvolver esse projeto, a Tramontina – marca de utensílios de cozinha no Brasil -, Spotify e a J. Walter Thompson Brasil reuniram o neurocientista Dr. Marcelo Costa chefe do Departamento de Neurociência da USP, o maestro João Rocha da Universidade do Kentucky, e Renato Carioni, chef e treinador da equipe brasileira do Bocuse D’or, para dar sabor às músicas e criar um prato para cada uma delas. Não, não é loucura de cientista.

Foram seis meses de estudo. O primeiro passo foi o trabalho do neurocientista Dr. Marcelo Costa e do Maestro João Rocha em filtrar os parâmetros utilizados pelo Spotify utilizando o princípio da sinestesia* para a classificação das milhões de músicas disponíveis em seu banco de dados. “Se você considerar uma escola de samba com seus diversos instrumentos, aquela coisa bem densa em termos de material sonoro, você pode relacionar a uma comida densa”, explica Rocha. Assim, o parâmetro duração virou ingredientes; dançante foi classificado como temperatura; energia como densidade/textura; positividade virou amargor/acidez e nota musical virou harmonização. Baseado nesses parâmetros, o chef Renato Carioni classificou todos os principais ingredientes culinários dando notas a cada um deles. “Se uma música é nada positiva, o sabor dela é amargo”, afirma Carioni.

Todo esse banco de dados foi reunido e deu origem a uma inteligência artificial que tem a mesma tecnologia utilizada em sistemas financeiros, para “dar match” entre os parâmetros de classificação do Spotify e as diferentes combinações de ingredientes catalogadas por Carioni. Assim, foi possível chegar aos pratos.

Parece complicado, mas acessando o hotsite deste delicioso experimento (https://sabordasmusicas.withspotify.com) fica fácil de entender. Lá, o usuário poderá saber, em tempo real, qual o sabor exato de qualquer música. Sinfonia No. 5 em C Menor, de Beethoven, por exemplo, virou uma Terrine de Foie Gras com Ovas de Salmão.

“A ideia do algoritmo surgiu para atender ao briefing da Tramontina que era aproximar a sua linha inox, e suas diversas possibilidades do público mais jovem e tecnológico. E o resultado foi um projeto complexo, mas super gostoso de ouvir e de saborear”, diz Rodrigo Da Matta, ECD da J. Walter Thompson Brasil.

* A sinestesia é uma condição cerebral caracterizada pela superposição de sentidos.

Entenda o projeto:

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Ficha Técnica: 

Agência: J. Walter Thompson BrasilCliente: TramontinaTítulo: Sabor das MúsicasCEO/CCO: Ricardo JohnECD: Cassio Moron e Rodrigo Da MattaRedatores: Rodrigo Da Matta, Kiko Borger, Heinz BoesingDiretor de Arte: Gustavo Rates, João Mendes, Marcus Prado, Cristiano ScheinDesigners: Gustavo Rates, João Mendes, Marcus PradoCreative Technologist e Creative Data: Sergio Costa e Tom CorralEdição: Marcus PradoMotion: Marcus PradoHead de Produção: Maisa DelgadoRTV: Carolina PivatoProdução Digital: Sergio Costa e Tom CorralFotógrafo: Régis FernandezHead de Atendimento: Felipe GiaconDiretora Executiva: Renata Dall OnderGerente de Conta: Fabricio Soares, Ricardo Montezuma, Rochele PahsDiretor de Operações: Thiago SegundoMídia: Giovana Venturelli, Maria Fernanda Galetti, Carolina Lopes, Ana Paula Rotta, Nathalia Silva, Luisa MaiaPlanejamento: Stella Pirani, Marcus PesaventoAprovação do Cliente: Darci Friebel, Rosane Fantinelli, Joice Patzlaff e Josiane Lamera ToazziTechnology Producer: CasionPR: Andrea Assef, Vivian Zeni, Livia MartinsCréditos Extras: Chef Renato Carioni, Maestro João Carlos Rocha, Doutor Marcelo Fernandes da Costa