Todos os artigos > Shopping Parque da Cidade patrocina Prêmio Muda
Shopping Parque da Cidade patrocina Prêmio Muda
Para reforçar seu atributo de sustentabilidade, shopping fez uma parceria com a Editora Globo Condè Nast, em um evento que reconhece marcas de moda, beleza e design que adotam práticas positivas para o meio ambiente. A pouco mais de um mês de sua inauguração, prevista para dia 30 de maio, o Shopping Parque da Cidade …

Shopping Parque da Cidade patrocina Prêmio Muda

Publicado: 17.04.2019 - 19:39, por eCompare.com.br

Para reforçar seu atributo de sustentabilidade, shopping fez uma parceria com a Editora Globo Condè Nast, em um evento que reconhece marcas de moda, beleza e design que adotam práticas positivas para o meio ambiente. A pouco mais de um mês de sua inauguração, prevista para dia 30 de maio, o Shopping Parque da Cidade …

Para reforçar seu atributo de sustentabilidade, shopping fez uma parceria com a Editora Globo Condè Nast, em um evento que reconhece marcas de moda, beleza e design que adotam práticas positivas para o meio ambiente.

A pouco mais de um mês de sua inauguração, prevista para dia 30 de maio, o Shopping Parque da Cidade fez uma ação para dar mais visibilidade a um dos seus maiores atributos: a sustentabilidade. Ele foi o patrocinador oficial da primeira edição do Prêmio Muda, que aconteceu na manhã de ontem, dia 16 de abril, no Museu a Imagem e do Som, em São Paulo.

O Prêmio Muda é uma iniciativa das Revistas Vogue Brasil com a Casa Vogue e Glamour Brasil, que reconhece e premia marcas de moda, beleza e design que prezam pela sustentabilidade social e ecológica no país, usando práticas positivas para o meio ambiente e gestão consciente de pessoas. A premiação é feita em parceria com o Sistema B, organização internacional que tem autoridade na avaliação e validação de empresas sustentáveis.

“Estar com a Globo Condè Nast nesta iniciativa foi muito importante para apresentar os atributos do nosso empreendimento para um público qualificado e preocupado com o futuro do país”, comenta Francisco Pereira, Superintendente do Shopping Parque da Cidade. Ele participou de um painel de abertura do evento, chamado “O poder da transformação” e enfatizou as palavras da diretora das publicações Daniela Falcão, dizendo que “a sustentabilidade não é mais uma tendência, é uma necessidade. Não poderíamos fazer esse projeto do shopping sem levar isso em consideração”.

O Shopping Parque da Cidade, que será inaugurado em maio na zona sul de São Paulo, já nasce com uma filosofia ligada à sustentabilidade. Todo o projeto foi pensando para implementar as tecnologias mais modernas e fazer do empreendimento um exemplo no segmento. A começar pelo inédito sistema de lixo à vácuo: o sistema coleta todo o resíduo reciclável, não reciclável e orgânico, através de dutos subterrâneos, e o direciona à aproximadamente 80km/h, para uma central que os acondiciona até o descarte. Esse sistema evita a contaminação de áreas, otimiza espaços e reduz o tempo de coleta.

Além disso, várias outras medidas reforçam esse atributo: o empreendimento, que está inserido em uma área industrial, está requalificando seu espaço em um passivo ambiental; o solo passou por um processo de remediação para liberação de uso, com o cuidado de preservar uma área de aproximadamente 20 mil m² de área verde; a implantação das edificações foi cuidadosamente pensada, projetando o sombreamento sobre as vias para reduzir ilhas de calor nas circulações. Houve também grande preocupação com o uso da água pluvial, que é captada é tratada e reutilizada, assim como toda a água cinza proveniente das edificações do complexo; o sistema de esgoto à vácuo utiliza apenas 1 litro de água para as descargas, enquanto uma bacia convencional utiliza entre 6 e 8 litros por acionamento.

Assim como a água, o projeto privilegiou o uso racional da energia. O teto verde e os vidros com baixa absorção de calor ajudam a reduzir a carga térmica da edificação, diminuindo o uso do ar condicionado, que é um dos principais vilões do consumo de energia. Os equipamentos de ar condicionado foram escolhidos pela sua eficiência, atendendo os critérios da certificação LEED, presente em todas as edificações do conjunto.

Vale ainda citar que o empreendimento está entre os 18 projetos do mundo que participam do Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, criado para enfrentar os desafios decorrentes da rápida urbanização e das mudanças climáticas. Este programa apoia o desenvolvimento de projetos de grande escala urbana, que demonstram que as cidades podem crescer de maneira sustentável e reduzir a emissão de CO2. O Parque da Cidade também é o primeiro empreendimento a receber a certificação até então inédita na América do Sul, o LEED ND nível Silver (Neighborhood Development), do US Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente em seu entorno.