Todos os artigos > Serpro lança identidade profissional eletrônica
Serpro lança identidade profissional eletrônica
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir As tradicionais carteiras de identificação profissional ganharam, este ano, no Brasil, mais uma possibilidade de transcender o mundo físico, tomando posse do universo digital e das inúmeras possibilidades que essa opção proporciona. Tudo isso se tornou possível …

Serpro lança identidade profissional eletrônica

Publicado: 04.06.2019 - 19:11, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir As tradicionais carteiras de identificação profissional ganharam, este ano, no Brasil, mais uma possibilidade de transcender o mundo físico, tomando posse do universo digital e das inúmeras possibilidades que essa opção proporciona. Tudo isso se tornou possível …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

As tradicionais carteiras de identificação profissional ganharam, este ano, no Brasil, mais uma possibilidade de transcender o mundo físico, tomando posse do universo digital e das inúmeras possibilidades que essa opção proporciona. Tudo isso se tornou possível graças ao ProID, uma inovação tecnológica desenvolvida pelo Serpro para que conselhos de classe do país possam emitir versões digitais de suas identidades profissionais.

Um novo patamar de segurança

A solução oferece muito mais do que a simples digitalização de documentos para exibição em dispositivos móveis. Na verdade, o ProID é uma plataforma de emissão e gestão de documentos que atende aos mais elevados requisitos de segurança no mercado, evitando assim fraudes e falsificações.

Tudo começa com uma tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados desenvolvida pelo Serpro e já utilizada em outras soluções de documentos digitais do governo, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o Documento Nacional de Identidade (DNI): o VIO.

“Ao gerar um código de segurança, o VIO acomoda, em um QRCode, as informações do titular da carteira, inclusive fotografia, mediante algorítimo de alta segurança. A solução é hospedada em servidor próprio, protegido em sala-cofre do Serpro. Não é possível a nenhum outro ente gerar novo código sem os algorítimos e chaves de encriptação/decriptação mantidos pela estatal de tecnologia do governo federal”, explica Marcelo Mesquita, gestor do produto ProID no Serpro.

Na prática, isso significa que cada documento gerado tenha um código único e inviolável, garantindo sua autenticidade. Se alguém resolver adulterar uma carteira emitida pela plataforma, a fraude é facilmente desmascarada pela leitura deste QRCode, procedimento que pode ser feito por qualquer cidadão com o uso do app VIO, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos.

Além dessa questão de segurança, destaca-se o potencial dinâmico da plataforma, que permite que a entidade mantenedora do documento faça atualizações remotamente, com efeitos imediatos, tão logo o aplicativo se conecte à internet e as receba. Isso garante, por exemplo, o bloqueio do acesso à identidade no aplicativo, em caso de suspensão do exercício profissional ou de vencimento do documento, recurso que oferece maior proteção contra profissionais não autorizados para o exercício de atividades específicas, reguladas por lei.

Outro ponto importante: sempre que houver uma atualização nos dados do titular da carteira, um novo QRCode será gerado, contendo todas as informações apresentadas na carteira digital do titular. E não custa repetir: o código pode ser lido pelo app ViO a qualquer momento para atestar a validade do documento, mesmo que não haja conexão com a internet na ocasião.

Mais que um documento

Além de oferecer a possibilidade de emissão de um documento digital mais seguro contra fraudes, o ProID estabelece um novo canal de comunicação direto entre a instituição e seus profissionais registrados. Por meio do aplicativo, o conselho profissional pode enviar notificações e mensagens individualizadas, ou em massa (broadcast). Reduz também a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão desses dados.

Conheça sobre o futuro da identificação profissional

Para saber mais sobre o ProID, suas funcionalidades, potencialidades e formas de contratação, acesse página do produto no portal do Serpro.