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Sala cheia e muito conteúdo marcaram o #SalãoDigital Beauty Fair
Evento destinado a gestores e profissionais de beleza, realizado em São Paulo, abordou a temática digital e garantiu muito conhecimento aos participantes Mercado de beleza, redes sociais, branding, venda online… esses foram apenas alguns dos assuntos abordados durante um dia inteiro de conhecimento, interação e networking durante o #SalãoDigital Beauty Fair, realizado nesta segunda-feira (06), …

Sala cheia e muito conteúdo marcaram o #SalãoDigital Beauty Fair

Publicado: 08.05.2019 - 16:57, por eCompare.com.br

Evento destinado a gestores e profissionais de beleza, realizado em São Paulo, abordou a temática digital e garantiu muito conhecimento aos participantes Mercado de beleza, redes sociais, branding, venda online… esses foram apenas alguns dos assuntos abordados durante um dia inteiro de conhecimento, interação e networking durante o #SalãoDigital Beauty Fair, realizado nesta segunda-feira (06), …

Evento destinado a gestores e profissionais de beleza, realizado em São Paulo, abordou a temática digital e garantiu muito conhecimento aos participantes

Mercado de beleza, redes sociais, branding, venda online… esses foram apenas alguns dos assuntos abordados durante um dia inteiro de conhecimento, interação e networking durante o #SalãoDigital Beauty Fair, realizado nesta segunda-feira (06), em São Paulo.

Profissionais de beleza e gestores de diversas partes do Estado estiveram no IBMEC para aprender e trocar ideias sobre a transformação digital, um movimento que vem tomando conta de tudo e de todos e que é de muita relevância aos profissionais de beleza que desejam se destacar.

A seguir, você confere os destaques desse dia intenso e já pode se preparar para a próxima edição que acontecerá durante a Beauty Fair, em setembro, no Expo Center Norte.

Universo Online: visão de oportunidades do mercado para o salãoCesar Tsukuda, diretor-superintendente da Beauty Fair, foi o primeiro palestrante do dia e falou para o público sobre as oportunidades do mercado para alavancar os espaços de beleza. Segundo o diretor-superintendente, a área da beleza foi o segundo segmento de lojas online que mais cresceu no primeiro semestre de 2018, com um aumento de mais de 100% referente ao ano anterior, por exemplo.Além de apresentar diversos dados e compartilhar informações relevantes, Cesar ainda incentivou os participantes a levar confiabilidade ao público. Segundo ele, este é o critério mais importante nas redes sociais. Saber estruturar o planejamento de seu negócio, buscar diferenciais, ter controle de estoque, investir em gestão e eficiência, conhecer bem os seus clientes, evitar desperdícios, reduzir e reutilizar produtos, além de cuidar da equipe com motivação e preparo, também foram aspectos destacados pelo empresário.

Como transformar a tecnologia em sua aliada para reduzir despesas e ser mais eficiente na gestão do salãoEdson Machado, gestor de projetos, coordenador do Hub’s-IBMEC e co-fundador do Oasislab Inovation Space, propôs soluções para integrar o online e o off-line em relação a área de beleza. Segundo ele, que citou dez fatores de sucesso de um salão de beleza, os cinco principais requisitos para construir uma marca no on e no off é tornar a empresa mais atrativa; se diferenciar da concorrência (e não copiar o que ela faz!); conquistar clientes qualificados (não adianta ter milhares de seguidores, mas não ter pessoas que vão consumir seu produto ou serviço); agregar tudo ao negócio e alinhar a comunicação da equipe. “O sucesso vem de pessoas, por isso é importante saber ouvir o seu cliente”, contou ele que diz que para se destacar é preciso mudar a forma de pensar.

Como reproduzir sua marca na internetCom uma palestra descontraída e cheia de dicas, Bruna Fioreti, que é jornalista e  coaching especializada em carreira levou para o palco do IBMEC reflexões relacionadas a construção de marca, o famoso branding. Ela explicou que ter um posicionamento definido, credibilidade, autoridade, solidez em tempos de crise e conteúdo para todos os canais é muito importante. Bruna também deixou claro que há uma diferença entre marketing e branding e mais, que é importante saber como se posicionar para que as pessoas vejam a sua marca da forma que você deseja.A palestrante deu diversas dicas sobre o ambiente digital, entre elas, orientou os participantes a fazerem stories diariamente; repetir conteúdos que geram grande engajamento; se importar com os feedbacks dos clientes; responder com empatia os comentários e mensagens; não se importar com likes, mas sim com as métricas; lembrar de consultar semanalmente o engajamento dos posts e, o principal, escolher um foco para seus canais. Segundo ela, “se você falar de tudo, ninguém se lembrará de nada”.

Aprenda a vender seus produtos e serviços usando a internetAtendendo aos pedidos dos seguidores da Beauty Fair no Instagram, Rodrigo Maruxo falou sobre um assunto sobre o qual todos tinham muito interesse: vendas na internet.O especialista em comportamento humano e negócios destacou que não precisa ser uma grande empresa para fazer um bom trabalho online. Para ele, o importante é pensar que o cliente busca rapidez na loja digital e experiência na loja física. Rodrigo disse ainda que não é preciso ter pressa para começar seu negócio online, dar uma passo de cada vez é fundamental.Criar conexões emocionais com os clientes, construir valor em cima de seus produtos e serviços e mostrar porque ele é bom e vale o investimento também foram dicas importantes compartilhadas por Maruxo.Para ele, personalizar seu negócio e oferecer mais do que o cliente busca também é sinônimo de sucesso. “As oportunidades do mercado só dependem de você. Por isso não delegue seu sucesso, seja responsável por ele”, ressaltou Rodrigo.

Transformação digital: Como otimizar processos, atrair clientes, aumentar as vendas, conquistar autoridade com mais influência onlineKarina Melo, gerente de marketing digital da Beauty Fair, foi clara em seu discurso: descomplicar a tecnologia é fundamental. Ter foco e disciplina também são características de fundamentais na hora de otimizar processos. Em sua apresentação, por exemplo, Karina citou que ainda é comum o uso de agendas de papel para marcar o horário dos clientes.E quando falamos em transformação digital, parece que o tema é muito complicado e que os pequenos salões não conseguirão participar desse movimento. Mas, trocar o papel pelo computador, por um sistema simples, neste caso, já é um começo de transformação. Concorda? Basta ter em mente – e responder! – a seguinte questão: “O que eu faço hoje que posso otimizar meu tempo com a tecnologia?”. Tendo isso como ponto de partida, já fica mais fácil começar algo. E quer saber porque essa reflexão é mais do que válida? Porque o tempo é o bem mais precioso que temos. Algo que foi reforçado por muitos palestrantes durante o #SalãoDigital.Entre diversas informações, Karina citou a Pirâmide de Maslow, disse que é preciso conhecer bem o cliente, estar antenado com as tendências e, o mais imprescindível: ter um diferencial em relação à concorrência. Já na parte de dicas, a gerente de marketing digital da Beauty Fair falou sobre Google Business, WhatsApp Business, Canva e Buffer.

Dicas práticas para se destacar nos stories do InstagramCom uma palestra prática, Thaís Felix, do Facebook, destacou a utilidade dos stories no ramo da beleza. A ferramenta não só se torna uma televisão quando está no mobile como se diferencia por durar 24 horas e ter inúmeras maneiras de usar. Segundo ela, o mundo de beleza possui muito conteúdo para se trabalhar com os stories, desde inspiração de cabelos, make, tendências e até tutoriais.Além de ensinar alguns truques aos participantes, Thaís reforçou que a ferramenta, gratuita e prática, pode fazer você se destacar. Apresentar lançamentos de produtos ou serviços, fazer ofertas relâmpagos, oferecer cupons de desconto e, principalmente, mostrar bastidores do dia a dia do seu espaço de beleza são, segundo ela, ótimas oportunidades de engajar o seu seguidor.

Como usar o ambiente digital a favor do seu negócioEm bate-papo mediado por Karina Melo, gerente de marketing digital da Beauty Fair; Daniel Paz, da área de empreendedorismo do Facebook Brasil; e Camila Ribeiro, diretora de Redken, tiraram algumas dúvidas sobre investimento nas redes sociais.Para eles, o mais importante é entender o seu cliente, criar uma estratégia de conteúdo, possuir canais diferentes e depois investir em suas publicações. Daniel ressaltou que para obter bons resultados, não é preciso investir muito e que as pessoas precisam deixar esse estigma de lado para conseguir trabalhar melhor as redes sociais.Entre as dicas, saber os horários que seus seguidores ficam online, entender a linguagem deles e mostrar qualidade no seu trabalho são requisitos importantes e até mais importantes do que um investimento. Eles reforçaram que, mesmo quando falamos do off-line, é necessário adotar alguma tecnologia para oferecer um serviço mais rápido e eficaz, como agendamento e um estudo sobre o cliente para atendimento personalizado. “As pessoas substituíram os sites pelo Facebook”, disse Daniel. Daí o fato de ser imprescindível saber alimentar a página profissional da maneira correta.Camila falou sobre o uso de hashtags e afirmou ser fundamental usar palavras-chave para definir o seu negócio e o colocar no mapa de buscas do Instagram. Assim você pode ser encontrado facilmente por meio de uma pesquisa sobre o assunto das suas postagens. Ela ressaltou ainda que a própria Redken, por meio de hashtags, costuma fazer uma busca para ver o que os profissionais estão fazendo, os produtos que estão utilizando. Está aí esteja uma forma de se destacar e conquistar pessoas e marcas sem muito esforço. Não é mesmo?

Crie conteúdos incríveis em vídeo para as redes sociaisCamilo Coutinho, estrategista digital com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet e vídeos online, levou para os profissionais presentes no #SalãoDigital ideias sobre inovação de posts em vídeos para gerar engajamento no mundo digital. Para começar, Camilo lembrou que, como em todos os conteúdos criados, o mais importante é estabelecer o objetivo do seu vídeo e lembrar que “o genérico já não conquista”.Segundo ele, 90% do sucesso está na comunicação. Um dos primeiros passos para saber sobre qual conteúdo falar é ouvir seus clientes e suas dúvidas diárias sobre os produtos e serviços que oferece. E, antes de começar a produção, é fundamental precisa pesquisar o que já existe, descobrir um propósito para aquilo que você quer divulgar e criar uma estratégia.Coutinho mencionou ainda que, antes da gravação de conteúdo, você também precisa fazer um levantamento dos equipamentos necessários. As cenas precisam ser dinâmicas, assim como a edição. No entanto, ele reforçou que não adianta ter equipamentos de última geração se você não sabe utilizá-lo ou se não tem um conteúdo relevante para colocar no ar. Usar ferramentas para otimizar o post, criar um bom título, legenda e hashtags pertinentes também foram dicas dadas pelo profissional.

Leis do relacionamento aplicadas ao mundo virtualPara Décio Fábio Oliveira Jr, médico cirurgião e consultor de empresas especializado em sucessão familiar, o mundo digital faz parte do mundo real. “Não se trata de um método, se trata de uma forma de relacionamento com as pessoas”, disse.Ele ainda afirmou que o relacionamento começa com uma ligação entre pessoas e é importante levar isso para o seu negócio no mundo digital, compartilhando seus valores e mostrando aquilo que realmente combina com você e sua empresa, sem precisar “inventar” algo que não traduz o que você acredita.Levar ao cliente experiência, transmitir autoridade e confiança, trazendo credibilidade ao seu negócio, também foram dicas dadas pelo consultor de empresas.

Relacionamento 4.0Andrea Iorio é ex-diretor do aplicativo de relacionamentos Tinder e entende bastante sobre ambiente digital. Para ele, antes de começar a investir em suas redes sociais você precisa mapear de onde vem os seus clientes, se são do boca-a-boca, das redes sociais ou das pesquisas no Google, por exemplo.Entre muitas outras dicas que o profissional deu durante sua palestra, ele comentou que e-mail marketing, ser engajado nas redes e usar apps em seu negócio são boas formas de criar um relacionamento com o público.Ele também disse que é importante classificar o cliente para oferecer o conteúdo certo para cada um deles. Para isso, práticas como captação de dados, consistência nos posts, análise de métricas, respostas de comentários e inbox, rapidez e linguagem humanizada são muito relevantes para um bom resultado.

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Por Amanda Castro e Raphaella BaptistaFotos: Mariana Fasson