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Profissionalizar influenciadores digitais é aposta de fashion tech
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Profissionalizar influenciadores digitais é aposta de fashion tech

Publicado: 26.04.2019 - 15:43, por eCompare.com.br

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A startup Clooset, plataforma high tech que analisa dados de performance voltada para o relacionamento entre criadores de conteúdo e marcas, chega no mercado brasileiro com objetivo de profissionalizar a atuação dos microinfluenciadores. A decisão por trabalhar com essa categoria é devido ao expressivo impacto e confiança que os publishers possuem com seu público, especialmente por ser uma relação de identificação de lifestyle e comportamentos. Hoje, a plataforma tem o objetivo de mensurar e monetizar o desempenho de publicações feitas pelos criadores de conteúdos nas redes sociais e em canais de comunicação próprios, como ou blogs, listas de whatsapp e newsletters.

A Clooset segue na contramão do modelo mais comum, em que as marcas fazem parcerias pagas pela divulgação de uma quantidade combinada de publicações. Ou seja, o criador de conteúdo é visto como uma mídia unicamente de awareness e não garante nenhum retorno sobre o investimento para a marca, já que não é possível calcular quantas pessoas viram o conteúdo e efetivamente compraram o produto. A startup propõe uma inovação de brandperformance no formato de comercialização: através da autenticidade do criador de conteúdo, o investimento sobre a ótica de performance é otimizado. Isso significa levar ciência e dados analíticos nas relações entre marca e influencers, ainda muito baseadas em achismos.

Pensando nisso, a startup – por meio de sua rede de influenciadores e seu modelo de mensuração baseado em inteligência artificial – desenvolve tanto estratégias de awareness ou conversão, sempre com direcionamento de conteúdos de acordo com os valores da marca. Com isso, ela espera atingir os objetivos de negócio de marcas e e-commerces do mercado de moda, beleza, design e outras áreas a partir da união entre influência e tecnologia.

“Queremos mostrar que há como entregar resultados em todas as etapas da jornada de consumo e, dessa forma, consolidar a ideia de unificar reconhecimento de marca e conversão”, afirma Vinicius Picollo, CEO da Clooset.

Com tecnologia, performance e inteligência artificial, hoje a plataforma da Clooset consegue registrar todas as atividades relacionadas ao conteúdo e ao produto e assim, são realizadas análises que aparecem nos dashboards das publishers, permitindo mais conhecimento sobre o comportamento de sua base e o potencial de conversão para marcas e produtos. Além de registrar os volumes e valores diários que a influencer é capaz de conquistar, também permite ter clareza do retorno financeiro de acordo com seu desempenho.. Dessa forma, do lado das empresas, é possível analisar as conversões realizadas e o retorno de investimento dos produtos divulgados por parceiros.

Um dos principais diferenciais da Clooset é se configurar como o elo entre criadores de conteúdo e marcas, fornecendo dados para ambas as partes compreenderem os resultados das ações e otimizarem suas campanhas. Atualmente, grandes marcas do e-commerce como Amaro, Amazon, Farfetch e Sephora já utilizam a plataforma da Clooset como ferramenta para alavancar seus resultados por meio de micro e pequenos influenciadores.