Todos os artigos > Por que entender o comportamento do consumidor? Descubra!
Por que entender o comportamento do consumidor? Descubra!
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir As pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras em realizar compras pela internet. Isso é possível perceber pela quantidade de transações em e-commerces que foram realizadas no ano de 2018. Segundo a 39ª edição da Webshoppers, …

Por que entender o comportamento do consumidor? Descubra!

Publicado: 24.04.2019 - 21:08, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir As pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras em realizar compras pela internet. Isso é possível perceber pela quantidade de transações em e-commerces que foram realizadas no ano de 2018. Segundo a 39ª edição da Webshoppers, …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

As pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras em realizar compras pela internet. Isso é possível perceber pela quantidade de transações em e-commerces que foram realizadas no ano de 2018. Segundo a 39ª edição da Webshoppers, um estudo de credibilidade sobre o mercado brasileiro, apresentado pela Ebit, a quantidade de pedidos realizados no ano passo, no mercado online, chegou a 123 milhões, o que corresponde a um aumento de 11%.

Além da experiência de compra do consumidor, que deve ser impecável para gerar a fidelização e recorrência, outro fator é essencial e permite atingir as pessoas realmente interessadas em seu negócio online, com a comunicação correta. Falamos aqui do comportamento do consumidor.

O comportamento do consumidor consiste em identificar os fatores que levam à decisão de compra de uma pessoa ou grupo, que é iniciado por uma necessidade, passando por diferentes etapas até chegar na finalização da compra e relacionamento com a marca. Essa identificação do comportamento envolve aspectos psicológicos, culturais, pessoais e sociais, pontos que influenciam a decisão do consumidor. De forma detalhada, esses aspectos envolvem:

Psicológico: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes da pessoa.

Cultural: cultura, que são os valores e percepções da pessoa; subcultura, as particularidades de um grupo e classe social.

Pessoal: idade e ciclo de vida, estilo de vida, condição econômica, ocupação e personalidade; e

Social: família, grupos de referência e posições sociais do indivíduo.

Na prática, você, empreendedor online, pode responder alguns questionamentos disponibilizados pelo SEBRAE, com o objetivo para analisar e entender o comportamento do consumidor partindo dos aspectos citados acima. Esses questionamentos são:

Ao responder essas questões, fica mais fácil compreender as pessoas que têm comprado em seu e-commerce. Além disso, com a ajuda do chamado Customer Relationship Management (CRM), é possível entender o comportamento de compra das pessoas dentro do seu empreendimento, com um estudo detalhado. Tudo isso apresenta boas vantagens que você descobre no tópico abaixo.

As vantagens de entender perfeitamente o comportamento do consumidor

De uma forma geral, entender o comportamento do consumidor permite que você, lojista, trabalhe com uma comunicação mais assertiva e descubra quem, de fato, tem atingido com os produtos da sua loja virtual. É comum alguns empreendedores acharem que os consumidores do e-commerce possuem um perfil, quando, na verdade, o comportamento é totalmente diferente daquele esperado.

Mas, além de ajudar a realizar uma comunicação assertiva e a entender as pessoas que o e-commerce tem atingido, saber o comportamento do consumidor também possibilita:

Realizar os melhores conteúdos para atingir o público certo;

Direcionar corretamente as ações de marketing;

da empresa;

Entender as motivações de compra dos consumidores;

Antecipar-se às tendências para oferecer o melhor ao público;

Fidelizar os consumidores e garantir a recorrência quando todos os pontos acima são trabalhados corretamente.

É preciso entender que as pessoas apresentam diversos motivos para realizar uma compra, e identificar detalhadamente isso permite que você crie uma base completa e necessária para seguir com qualquer ação em sua loja virtual.

Gostou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários!