Todos os artigos > Os benefícios da terceirização financeira
Os benefícios da terceirização financeira
A terceirização financeira ainda causa muitas dúvidas entre os empreendedores, especialmente aqueles que possuem micro e pequenas empresas, que possuem menos recursos. Entretanto, o financeiro é um setor muito complexo e importante, sendo que qualquer erro, qualquer coisa que faltar colocar no papel na hora de calcular as finanças, pode acarretar em prejuízo. Infelizmente, muitos …

Os benefícios da terceirização financeira

Publicado: 17.07.2019 - 20:28, por eCompare.com.br

A terceirização financeira ainda causa muitas dúvidas entre os empreendedores, especialmente aqueles que possuem micro e pequenas empresas, que possuem menos recursos. Entretanto, o financeiro é um setor muito complexo e importante, sendo que qualquer erro, qualquer coisa que faltar colocar no papel na hora de calcular as finanças, pode acarretar em prejuízo. Infelizmente, muitos …

A terceirização financeira ainda causa muitas dúvidas entre os empreendedores, especialmente aqueles que possuem micro e pequenas empresas, que possuem menos recursos.

Entretanto, o financeiro é um setor muito complexo e importante, sendo que qualquer erro, qualquer coisa que faltar colocar no papel na hora de calcular as finanças, pode acarretar em prejuízo.

Infelizmente, muitos empreendedores do Brasil fecham as portas de suas empresas antes mesmo de resolver contratar uma equipe especializada em colocar as finanças em dia, em outras palavras, sequer tiveram oportunidade de empreender de verdade e focar no negócio.

Além disso, os empreendedores digitais que não possuem uma loja física acabam se “enrolando” muito na hora de cuidar do financeiro.

Como o mercado online possui uma concorrência muito grande, empreendedores de tecnologia descuidados acabam sendo esmagados pela concorrência.

Com a crise que o país enfrenta, aliás, qualquer atitude que enxugue os gastos e deixe o orçamento menos apertado é bem-vindo, tanto para os micro e pequenos empreendedores quanto para os empresários de sucesso, que já têm seus negócios consolidados, mas pretendem expandi-los.

Ter dúvidas sobre a terceirização financeira é normal, especialmente porque isso é relativamente novo no Brasil. Entretanto, se você chegou até aqui, deve ter, pelo menos, cogitado a ideia de contratar este serviço.

Neste artigo, você descobrirá o que é uma terceirização do setor financeiro, além de entender quais são os benefícios que levam esta prática a ser usada com tanta frequência entre os maiores empreendedores de sucesso do país e do mundo inteiro.

O que é a terceirização do financeiro?

Acontece uma terceirização quando uma empresa contrata outra empresa, especializada em prestação de determinado serviço, a fim de cuidar de algum processo na produção.

A origem dos serviços terceirizados foi após a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos da América, onde as empresas bélicas contrataram empresas para dar suporte e, assim, concentrar-se na produção de armas e munições. Então, era feito um contrato.

Até pouco tempo atrás, a terceirização mais comum no Brasil era a limpeza e manutenção. Atualmente, os empreendedores estão mais conscientes da importância de ter uma equipe especializada cuidando de suas finanças e estão com o fluxo de caixa mais acelerado do que nunca!

Mas, o que é a terceirização financeira? Ela acontece quando as atividades relacionadas à função de manter as finanças em dia é delegada para uma equipe de especialistas de outra empresa.

Esta equipe pode cuidar de todas as atividades presentes em uma rotina administrativa, como por exemplo o planejamento, controle do fluxo de caixa, cobranças, emissão de notas fiscais, etc.

O setor financeiro é um dos mais complexos de uma empresa, além de ser o centro dela. Por isso, entregar todo este “pepino” nas mãos de uma equipe formada por especialistas é uma estratégia para otimizar a gestão financeira empresarial.

Quais benefícios você terá ao contratar uma equipe de terceirização financeira?

Agora que você entendeu o que é a terceirização financeira, deve estar ansioso para contratar os seus serviços e ter foco no negócio. Então, sem mais delongas, confira todos os benefícios desse tipo de terceirização e como ela pode te ajudar a realizar o seu sonho de ser um dos empreendedores de sucesso.

Você não precisará gastar com softwares

Qualquer software requer um investimento elevado e tempo para aprender a usar todas as suas funções de maneira correta.

Como os avanços tecnológicos costumam acontecer em uma velocidade surpreendente, um software pode acabar se tornando obsoleto em pouco tempo e nem sempre os empreendedores do Brasil sabem qual é o mais atualizado e, mesmo se souberem, nem todos têm condições de trocar com frequência.

A equipe de terceirização financeira é composta por empreendedores de tecnologia, ou seja, tudo o que é relacionado aos softwares, tais como sua implementação, migração, definição de parâmetros, etc. fica nas mãos de especialistas.

Você não precisará contratar mais colaboradores

Um dos problemas dos micro e pequenos empreendedores é contratar uma equipe e ter estrutura para acomodá-la.

Com as finanças ainda engatinhando, os gastos com colaboradores acabam se tornando um investimento muito alto e nem sempre é sinônimo de retorno garantido.

Cada colaborador de uma empresa demanda, além do salário, os encargos trabalhistas, férias, 13° e, é claro, os gastos demissionais. Falando em demissão, quando ela acontece, é muito provável que haja perda de informações importantes.

Com a terceirização financeira, os empreendedores não terão custos trabalhistas, já que os profissionais são funcionários da própria empresa. Além disso, não correm risco de perder informações como histórico de clientes e fornecedores.

Os processos financeiros de sua empresa serão otimizados

A terceirização financeira garante a organização dos processos de recebimento de contas e pagamentos. Ademais, a segurança dos empreendedores do Brasil que se tornam seus clientes se torna uma prioridade.

Como os profissionais de uma empresa de terceirização estão acostumados com grandes movimentações no fluxo de caixa, não se perderão durante o processo, o que pode ocasionar problemas como a retenção de impostos, por exemplo. Por isso, as informações serão mais precisas.

Com a previsibilidade, você poderá se preparar melhor

A terceirização possibilita que os empreendedores tenham mais previsibilidade de problemas financeiros que podem acontecer com sua empresa. Além disso, a equipe terceirizada poderá auxiliar a tecer estratégias para que não haja nenhum prejuízo.

Você receberá um serviço totalmente personalizado

A empresa de terceirização financeira oferece um plano personalizado a fim de atender as necessidades de cada um dos empreendedores do Brasil.

Se você tem receio de que este tipo de serviço seja impessoal, não se preocupe, pois você será o cliente, tendo total direito de cobrar resultados e exigir que os prazos sejam respeitados.

Com isso, você e a empresa terceirizada construirão uma parceria muito produtiva. Em outras palavras, as duas crescerão e você terá grandes chances de estar entre os empreendedores de sucesso.

A visão estratégica de suas finanças será ampliada

As projeções de caixa ficarão mais organizadas, além disso, será mais fácil avaliar as despesas e as decisões que os empreendedores devem ter, como por exemplo a hora de investir, serão mais acertadas.

Isso acontece porque a empresa terceirizada possui total foco no negócio financeiro de seu cliente, não só no que entra e sai do fluxo de caixa e o quanto sobrará para a empresa no fim do mês.

Em outras palavras, a visão estratégica da equipe de terceirização financeira é muito mais ampla e compreende os lucros históricos e periódicos, lançamentos que serão feitos no futuro, como é o desempenho da empresa, etc.

Com isso, o empreendedor terá foco no negócio e nas finanças e, com isso, saberá exatamente o momento certo de fazer uma retirada, adiantar um pagamento e realizar algum investimento, como por exemplo no Marketing de Conteúdo, que aumentará a visibilidade de sua empresa e atrairá mais clientes.

Você economizará tempo e poderá ter total foco no negócio

Um erro comum dos empreendedores do Brasil é acreditar que conseguem ter foco no negócio enquanto conseguem manter as finanças em dia.

Pode ser que isso seja verdade no início, entretanto, conforme a empresa vai crescendo, também crescem as obrigações em relação ao atendimento, encontrar fornecedores, etc. Por isso, é comum que alguma coisa relacionada às finanças seja deixada para trás.

Uma pesquisa realizada pela The Alternative Board no ano de 2015, informa 32% de uma rotina empresarial é gasta com a gestão, sobretudo a financeira. Com isso, não sobra tempo para ter foco no negócio, o que prejudica o desempenho da empresa.

Quando os empreendedores conseguem ter foco no negócio, podem investir no melhoramento de muitas áreas, tais como o planejamento, interação com seus clientes e até mesmo a qualidade de seus produtos.

Além disso, os colaboradores também poderão ter mais foco no negócio, o que melhora o resultado de seu trabalho e, consequentemente, faz com que todos na empresa fiquem motivados.

Soluções criativas para todos!

Quando os empreendedores assumem a gestão financeira, ao mesmo tempo em que ficam responsáveis pelo planejamento de estratégias, tudo fica pela metade.

Com a terceirização financeira, é papel da empresa parceira ter foco no negócio financeiro e oferecer soluções criativas para otimizar o controle das finanças do cliente.

Além disso, os empreendedores, por sua vez, terão mais tempo de dedicar o foco no negócio e, assim, perceberá que está com as ideias mais claras.

Sem se preocupar com as finanças em dia, é mais fácil ter ideias inovadoras e propor soluções criativas que influenciem diretamente nas vendas e no lucro.

A terceirização financeira garante maior competitividade

Junte tudo o que foi dito até agora: Economia; Foco no negócio; Maior agilidade nas decisões; Maiores chances de acertar; Precisão no fluxo de caixa; Possibilidade de expandir os negócios; Previsão dos períodos de vacas-magras; Maiores chances de ter ideias criativas; Criar e receber soluções inovadoras.

Tudo isso garante que a sua empresa se torne mais competitiva no mercado, o que aumenta o seu poder de negociação perante os seus clientes e também fornecedores.

Se você quer se tornar um dos empreendedores de sucesso, a terceirização financeira pode ser uma grande aliada. Agende um call e veja a sua empresa crescer como nunca!