Todos os artigos > O que é VPS e como funciona?
O que é VPS e como funciona?
Sem dúvidas você já ouviu falar de computação em nuvem ou cloud Computing, não é mesmo? E mesmo que você não saiba muito bem o que é ou como ela funciona, você já utilizou algum serviço que utiliza esta tecnologia no seu dia a dia. Por exemplo, quando você entra em uma conta de e-mail …

O que é VPS e como funciona?

Publicado: 02.07.2019 - 18:01, por eCompare.com.br

Sem dúvidas você já ouviu falar de computação em nuvem ou cloud Computing, não é mesmo? E mesmo que você não saiba muito bem o que é ou como ela funciona, você já utilizou algum serviço que utiliza esta tecnologia no seu dia a dia. Por exemplo, quando você entra em uma conta de e-mail …

Sem dúvidas você já ouviu falar de computação em nuvem ou cloud Computing, não é mesmo? E mesmo que você não saiba muito bem o que é ou como ela funciona, você já utilizou algum serviço que utiliza esta tecnologia no seu dia a dia.

Por exemplo, quando você entra em uma conta de e-mail Gmail, você utiliza computação em nuvem, pois não é preciso baixar nenhum software na sua máquina para entrar na sua conta e ele é hospedado via web, ou seja, na nuvem.

Ver um filme ou série na Netflix ou ouvir uma música em uma plataforma de streaming, como o Spotify ou Deezer, também significa utilizar um serviço Cloud, pois você fez apenas o download do aplicativo em seu celular ou, então logou na ferramenta em seu desktop, mas não fez o download de nenhum programa.

E com a facilidade de utilização e os diversos benefícios, a utilização da nuvem tem crescido ano após ano. Mas antes de mais nada, vamos ao que interessa:

Afinal, o que é cloud computing?

Computação em nuvem é a entrega de serviços, como armazenamento, software, aplicações, bancos de dados, rede e muito mais, pela internet de forma simples, flexível e rápida.

Com um navegador e uma boa conexão, a tecnologia possibilita o acesso remoto de qualquer hora e lugar a diversos recursos e aplicações. Uma das maiores vantagens da computação em nuvem é proporcionar tecnologia para pequenas e médias empresas, já que a solução permite o acesso a ferramentas e recursos sem investimento em hardware e infraestrutura, somente em serviço utilizado.

E com isso, há vários modelos de implantação e serviços de Cloud. Um deles é o VPS.

O que é VPS ou virtual Private Server

Um servidor virtual ou virtualizado privado funciona como um servidor dedicado, ou seja, oferece recurso exclusivo para hospedagem (porém com poder de processamento menor).

Neste tipo de hospedagem, portanto, este servidor é dividido em diversos outros, com processamento, tráfego, espaço em disco dedicados e exclusivos.

As principais vantagens são:

Baixo custo: apesar de ter diversas funcionalidades e características de um servidor dedicado, o VPS garante excelente custo-benefício com planos a partir de R$ 17,90/mês na Locaweb, por exemplo.

Rede: conexão permanente com a internet, menor latência e alta disponibilidade.

Autonomia e customização: um VPS oferece facilidade e liberdade na hora de configurar o servidor da melhor forma possível, via painel ou SSH.

Fácil upgrade: é possível alterar o plano de forma rápida e conforme a necessidade.

Recursos dedicados: não há preocupação com os outros usuários do servidor. O VPS oferece recursos exclusivos que garantem a estabilidade, segurança e rapidez do seu site ou projeto.

Como escolher?

Dois pontos importantes devem ser considerados na escolha: o quanto você quer investir e o nível de recurso necessário para colocar e manter seu projeto no ar. O VPS costuma ser indicado para lojas virtuais, blogs e sites com fluxo/tráfego alto.