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O Email Marketing está mudando de novo!!! E agora?
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O Email Marketing está mudando de novo!!! E agora?

Publicado: 21.05.2019 - 16:39, por eCompare.com.br

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Entra ano, sai ano e sempre escutamos notícias e perguntas aqui na Return Path sobre o fim do e-mail, a substituição por outros canais, entre outros questionamentos. Apesar deste contexto, o que vemos na prática é um crescimento e fortalecimento do canal, ano após ano. Temos vários materiais sobre isso em nosso blog, mas uma coisa é inegável: apesar do e-mail não estar em declínio, ele está mudando! Sempre! Ao meu ver, isso faz o canal continuar crescendo e evoluindo, o que é bom para os bilhões de usuários de caixas de e-mail e ótimo para quem faz email marketing de qualidade!

De fato, estamos entrando em uma nova era do Email Marketing, muito interessante e inteligente, que na Return Path batizamos de “Era da Confiança”. Como você pode ver na figura abaixo, essa não é a primeira (e certamente não será a última) “era do e-mail”, e nós sempre estivemos presente em cada uma delas com soluções inovadoras para se adequar ao mercado.

Depois da “Era do Conteúdo” e as populares listas de “palavras SPAM”, entramos na “Era da Reputação”, onde surgiram as autenticações como SPF e DKIM, itens sobre os quais temos diversos artigos em nosso Help Center. Atualmente estamos saindo do “Era do Engajamento” e migrando para a “Era da Confiança”, onde o que conta é o que chamamos de Engajamento Relativo, abastecido por Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

Mas é aí que você me pergunta: o que é Engajamento Relativo e como ele afeta minha entregabilidade? Basicamente, quando um cliente decide, por exemplo, não abrir seu e-mail e abrir outros que estão em sua caixa de entrada (seja de seus concorrentes, ou de outras indústrias), esse cliente está passando uma mensagem para o Provedor de Caixa de Entrada sobre o enviador (você), e isso determina um perfil de engajamento relativo. Claro que, como todo processo de aprendizado de máquina, esse comportamento precisa se repetir várias vezes, e a cada repetição o provedor ajusta o perfil de engajamento relativo deste cliente. Baseado neste perfil, uma mesma mensagem, entregue pelo menos IP e Domínio, podem parar na Caixa de Entrada do “Cliente A” e no SPAM do “Cliente B”. Complexo? Com certeza, mas também muito inteligente. A imagem abaixo explica o funcionamento deste processo.

Com o intuito de ajudar as marcas em mais essa mudança, a Return Path lançou no dia 26 de Março as SmartSeeds, que é uma nova tecnologia de monitoramento de entregabilidade baseada em engajamento relativo. Utilizando Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, as SmartSeeds irão se inscrever nos programas de e-mail dos das marcas e irão se comportar de acordo com quatro perfis de engajamento possíveis, definidos como os mais significativos para entregar uma informação válida para as marcas. Esses perfis são:

Engajados: são os clientes que abrem suas mensagens e também as de outros enviadores; Leais: são os clientes que abrem suas mensagens, mas não abrem de outros enviadores; Potenciais: são os clientes que abrem as mensagens de outros enviadores, mas não as suas; Desinteressados: são os clientes que não abrem nem as suas mensagens nem as de outros enviadores.

Conforme você pode ver na imagem abaixo, as SmartSeeds vêm para adicionar mais uma camada à análise de entregabilidade, e complementar o que as CoreSeeds e a Rede de Consumidores Reais já trazem de informação.

Caso queiram mais informações, nós fizemos uma série de posts sobre este assunto em nosso blog em inglês, explicando em mais detalhes. Estes são os links:

Say hello to Smarter deliverability data

Getting smart – A deeper dive into our newest deliverability data source

SmartSeeds are here and so is AI for your email program

Turning insight into action with new SmartSeeds data