Todos os artigos > Nova parceria da Airfox aumenta poder de crédito para classes C, D e E
Nova parceria da Airfox aumenta poder de crédito para classes C, D e E
A Airfox, uma startup que fornece serviços financeiros transformadores para os mercados emergentes, anunciou hoje uma parceria com a ZestFinance, especialista em inteligência artificial, e a gigante do varejo brasileiro Via Varejo para entregar um novo modelo de microcrédito com infraestrutura algorítmica de última geração baseada em análise de risco mais igualitária. Combinando Machine Learning …

Nova parceria da Airfox aumenta poder de crédito para classes C, D e E

Publicado: 07.08.2019 - 15:21, por eCompare.com.br

A Airfox, uma startup que fornece serviços financeiros transformadores para os mercados emergentes, anunciou hoje uma parceria com a ZestFinance, especialista em inteligência artificial, e a gigante do varejo brasileiro Via Varejo para entregar um novo modelo de microcrédito com infraestrutura algorítmica de última geração baseada em análise de risco mais igualitária. Combinando Machine Learning …

A Airfox, uma startup que fornece serviços financeiros transformadores para os mercados emergentes, anunciou hoje uma parceria com a ZestFinance, especialista em inteligência artificial, e a gigante do varejo brasileiro Via Varejo para entregar um novo modelo de microcrédito com infraestrutura algorítmica de última geração baseada em análise de risco mais igualitária. Combinando Machine Learning (ML) e análise preditiva para ampliar as oportunidades de crédito para populações carentes sem implicar maior risco, essa parceria permitirá que a Airfox e a Via Varejo aproveitem uma oportunidade significativa de mercado que está pronto para a interrupção.

A Airfox planeja desenvolver uma imagem digital mais holística e transparente do potencial de crédito de um indivíduo para expandir os serviços de microcrédito, oferecer taxas de juros mais baixas e aumentar a inclusão financeira dos desbancarizados (que tipicamente operam em uma economia baseada em dinheiro sem histórico formal de crédito). A parceria com a ZestFinance também se estende ao banQi, o banco digital da Airfox desenvolvido em parceria com a Via Varejo para atender aos 50 milhões de consumidores brasileiros que não possuem uma instituição financeira tradicional.

A Airfox pretende alavancar a Zest ML para modernizar a pontuação de crédito e futuros empréstimos e aplicações de crédito. Para melhor precisar os riscos, a tecnologia ZestFinance pode analisar grandes conjuntos de dados alternativos – incluindo o enorme banco de dados da Via Varejo de 60 milhões de clientes, bem como dados de uso do smartphones, redes sociais, faturas e contas, serviços bancários e informações de pagamento digital para atender clientes que não possuem histórico de crédito tradicional com créditos acessíveis.

O banQi da Airfox também espera usar o modelo para desenvolver soluções de crédito pessoal por meio do aplicativo do banco* digital banQi, com serviços que vão desde a consolidação até o pagamento de altas despesas para educação, saúde, financiamento de pequenas empresas e muito mais. “A acessibilidade ao capital não acompanhou a digitalização da vida, especialmente nos mercados emergentes,” explicou Justin Hoffmann, vice-presidente executivo da Airfox. “Este é um marco histórico para a Via Varejo e seus clientes, pois a empresa agora será equipada com uma plataforma de Machine Learning de última geração para análise de risco de crédito que incorpora fontes alternativas de dados na esperança de aumentar a acessibilidade ao crédito à milhares de pessoas em todo o país.”

Inovando pela inclusão financeira

Com o crédito atual concentrado e ponderado com taxas excepcionalmente altas, o custo do serviço financeiro para consumidores e pequenas empresas brasileiras é um dos mais altos do mundo. De acordo com o The Wall Street Journal, cinco bancos controlam 82% do crédito ao consumidor do país e “muitos brasileiros não têm um histórico de crédito que os credores possam acessar para avaliar o risco individual e taxas mais baixas para clientes com pontuações mais altas”. Como a oitava maior economia do mundo, o potencial do Brasil é enorme, mas também há uma enorme lacuna de serviços. Um processo inovador que seja mais inclusivo e forneça maior acesso ao crédito irá fomentar o crescimento e completar essa lacuna.

Como o resto do mundo moderno, os brasileiros contam com crédito e pagamento de parcelas para uma variedade de transações: “Mais de 60% do e-commerce é pago em prestações e 64% dos brasileiros não podem fazer comprar sem parcelar em várias meses.” No entanto, em 2018, as taxas anuais de juros ao consumidor para cartões de crédito atingiram 270% para saldos não pagos. Esses juros pesados afetam de forma desmesurada os percentuais de renda disponível e desestimula o consumo de serviços financeiros entre uma enorme população de consumidores de renda média e baixa. É necessário estabelecer um sistema de crédito mais acessível, baseado em grandes conjuntos de dados, modelos dinâmicos de risco e taxas razoáveis.

Está parceria com a ZestFinance impulsionará o banQi e a Via Varejo no sistema atual de modelos de crédito com dados mais relevantes, integrados a tecnologias mais avançadas de empréstimos ao consumidor, criadas para inclusão e expansão de serviços.

“A digitalização de processos e as opções de pagamento criam novos caminhos para inovação na forma como atendemos nossos clientes”, explica Felipe Negrão, diretor executivo da Via Varejo. “Mais dados e melhores análises podem garantir decisões de crédito mais precisas. A abordagem da ZestFinance à inovação por meio do Machine Learning é exatamente o que estávamos procurando, e nos colocará em uma posição mais competitiva. ”

Potencializar a tecnologia para melhores serviços financeiros

Com a parceria entre ZestFinance e Via Varejo, o banQi da Airfox está posicionado para combinar novas tecnologias de risco de crédito, uma variedade de fontes de dados alternativas, e imensa sinergia de dados e distribuição para levar crédito a milhões de brasileiros. Segundo Goldman Sachs, os serviços bancários, pagamentos, empréstimos e seguros representam US$15,9 bilhões (R$60 bilhões) em potencial de receita anual estimado para as fintechs emergentes em 10 anos.

Construindo seu desafiador banco* digital sobre os princípios de inclusão financeira e mecanismos para estabelecer a confiança digital, a Airfox, recentemente, garantiu três outras grandes parcerias – Mastercard, Cielo e Zurich Insurance – que expandem sua expandem sua parceria existente com a gigante do varejo Via Varejo. Os novos contratos da Airfox ultrapassam US$77 milhões (R$300 milhões).

“Provamos que o Machine Learning funciona em todos os tipos de crédito e em todas as geografia”, afirma Douglas Merrill, diretor executivo da ZestFinance. “Nossa equipe de engenharia espera aplicar nosso conhecimento Machine Learning  e ajudar milhões de clientes a reduzir as taxas de crédito.”