Todos os artigos > Na semana nacional do meio ambiente, Via Varejo comemora iniciativas sustentáveis para as lojas, CD’s e fábrica
Na semana nacional do meio ambiente, Via Varejo comemora iniciativas sustentáveis para as lojas, CD’s e fábrica
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir A Via Varejo tem muitos motivos para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente. Com diversas ações e projetos sustentáveis, a companhia caminha para se tornar uma das empresas mais “verdes” do país. Além dos benefícios para o meio ambiente, as …

Na semana nacional do meio ambiente, Via Varejo comemora iniciativas sustentáveis para as lojas, CD’s e fábrica

Publicado: 04.06.2019 - 19:15, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir A Via Varejo tem muitos motivos para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente. Com diversas ações e projetos sustentáveis, a companhia caminha para se tornar uma das empresas mais “verdes” do país. Além dos benefícios para o meio ambiente, as …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

A Via Varejo tem muitos motivos para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente. Com diversas ações e projetos sustentáveis, a companhia caminha para se tornar uma das empresas mais “verdes” do país.

Além dos benefícios para o meio ambiente, as atuações sustentáveis da companhia beneficiam famílias – como é o caso do programa de reciclagem REVIVA, e conscientizam os colaboradores a adotar hábitos de consumo cada vez mais conscientes.

Troca de combustível – Desde outubro de 2018, a companhia implantou um programa de troca do abastecimento dos carros administrativos, adotando o Etanol como combustível obrigatório em todo o Brasil. Com isso, alcançou uma redução de 98% na emissão de CO2.

Usina Solar – No último ano a empresa buscou um parceiro para desenvolver uma solução de energia por Geração Distribuída. O projeto inicial atende, hoje, 74 lojas localizadas em Minas Gerais, com redução na emissão de cerca de 12 mil toneladas de CO2, por ano. A implantação de duas outras usinas solares no Rio de Janeiro também já está no radar da Companhia e elas devem abastecer mais de 50 lojas na região.

Programa de reciclagem – O REVIVA é um programa que, há mais de 10 anos, atua na gestão de logística reversa da Via Varejo. São mais de 230 famílias beneficiadas com as parcerias de cooperativas de reciclagem, além das mais de 10 mil toneladas de materiais reciclados por ano.

Coleta de resíduo eletroeletrônico – Por meio de uma parceria, algumas lojas da Casas Bahia e do Pontofrio contam com pontos de coletas de eletroeletrônicos usados, para descarte de portáteis, smartphones e outros eletroeletrônicos pequenos. Os materiais são direcionados às equipes que atuam no programa REVIVA para a correta reciclagem e destinação dos materiais. O projeto ainda está na fase piloto e deve se expandir para todo o território nacional.

Troca de lâmpadas – Desde março de 2018, mais de 250 lojas da companhia tiveram suas lâmpadas substituídas pela tecnologia de LED. A redução no consumo do sistema de iluminação é de aproximadamente 70% com mais de 70 mil lâmpadas trocadas. Até o início do segundo semestre, mais 400 unidades passarão por esse processo, além dos Centros de Distribuição de Jundiaí, São Bernardo do Campo e Camaçari e a matriz da Companhia, aumentando ainda mais o potencial de eficiência energética da empresa.

Na fábrica de móveis Bartira, mais de 5 mil lâmpadas também foram substituídas, chegando a uma redução de, aproximadamente, 50% do consumo do sistema de iluminação.

Só um Click – O programa se iniciou em abril deste ano, onde os prédios do complexo da Matriz da companhia tem o seu sistema de climatização desligado a partir das 19h e o de iluminação, a partir das 20h, retornando apenas às 7h do dia seguinte. A ação já aponta uma redução de mais de 20% no consumo de energia da empresa, no intervalo entre às 19h e 7h.

Além dessas iniciativas, a Via Varejo fechou uma parceria com uma empresa para fornecer uma solução de Gestão de Utilidades, com foco na otimização de recursos, gerando KPIs que visam identificar oportunidades de melhorias. A companhia também conta com telemetria em mais de 400 lojas, em 13 Centros de Distribuição e em 6 prédios administrativos, responsável por monitorar – em tempo real – o consumo de energia de cada local, o que permite traçar o perfil de cada espaço e propor ações personalizadas para reduzir o consumo de energia.

Todas as novas lojas já são inauguradas com os atuais quesitos de sustentabilidade em sua estrutura, como a tecnologia de LED, ar condicionado por gás ecológico e cortinas de ar nas portas, evitando a troca de calor com o ambiente externo. As torneiras possuem temporizador e, os sanitários, descargas de duplo acionamento. “Entendemos que a redução no consumo de recursos, assim como o consumo consciente de insumos, é importante, não só para a saúde financeira da empresa, como também para a saúde do planeta. Nosso foco principal sempre foi o cliente e essas ações nos permitem ajudar a construir um mundo melhor para eles”, explica o Diretor de Expansão e Infraestrutura da Via Varejo, Paulo Edison Pioner.