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Mais do que ofertas especiais: estratégias para aumentar as vendas no Dia dos Pais
Datas especiais são uma das grandes alegrias de quem trabalha com comércio, tanto off quanto on-line. Com exceção da Black Friday, quando aproveitamos para comprar para nós mesmos, em todas as demais o foco é presentear pessoas que amamos e o produto acaba tornando-se mais uma forma de demonstrar isso. Ao lado do Dia das …

Mais do que ofertas especiais: estratégias para aumentar as vendas no Dia dos Pais

Publicado: 01.08.2019 - 21:20, por eCompare.com.br

Datas especiais são uma das grandes alegrias de quem trabalha com comércio, tanto off quanto on-line. Com exceção da Black Friday, quando aproveitamos para comprar para nós mesmos, em todas as demais o foco é presentear pessoas que amamos e o produto acaba tornando-se mais uma forma de demonstrar isso. Ao lado do Dia das …

Datas especiais são uma das grandes alegrias de quem trabalha com comércio, tanto off quanto on-line. Com exceção da Black Friday, quando aproveitamos para comprar para nós mesmos, em todas as demais o foco é presentear pessoas que amamos e o produto acaba tornando-se mais uma forma de demonstrar isso.

Ao lado do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, o Dia dos Pais é a data certa para aproveitar e transformar essa movimentação em faturamento. Para isso, além de preparar preços especiais para o período, existem alguns fatores que vão influenciar diretamente seu desempenho na data.

Bundles

Essa tem sido uma ótima opção para garantir mais vendas em datas comemorativas, o que se deve ao bom desconto e também à possibilidade do consumidor aproveitar para comprar algo que já está de olho. Por exemplo, muitas pessoas que optam pelos bundles de celular fazem isso pensando tanto no presenteado quando neles mesmos.

Se você está planejamento apostar em bundles para a data, recomendamos pensar em produtos interessantes para os pais, mas que também possam agradar os filhos.

Frete diferenciado

O frete talvez seja o grande calcanhar de Aquiles do e-commerce em relação a datas sazonais. Ninguém quer chegar no almoço de domingo com a nota fiscal embrulhada. Se na hora de calcular o frete o tempo ultrapassar a data, é bem provável que a pessoa desista. Por isso, vale a pena ter opções de frete diferenciados.

Como nem sempre é possível que sua modalidade de entrega consiga suprir a velocidade necessária, talvez ofertar uma opção como retirada na loja seja uma possibilidade válida. Mesmo que tenham que se deslocar bastante, muitas pessoas vão preferir essa opção do que chegar de mãos abanando.

Opções com embalagem para presente

Apesar de não ser um fator tão decisivo para a compra, essa tática ajuda na fidelização dos clientes. O momento quando o consumidor abre o produto, como apontou Lafley Chairman quando teorizou sobre os dois momentos da verdade, é quando acontece o encantamento dos consumidores pela marca.

Nesse caso, como é você quem irá preparar o embrulho, esse cuidado especial ficará ligado à sua marca, o que renderá pontos preciosos na hora de fidelizar o cliente.

Vale presente diferenciado 

Mesmo ao preparar boas opções de entrega, terão algumas pessoas que vão deixar para comprar na última hora, quando não será mais possível enviar o produto a tempo. Para essas pessoas, vale a pena ter uma opção de vale presente diferenciado, principalmente se ele puder ser impresso e entregue em forma de cartão. Assim você ajuda o consumidor a economizar comprando na sua loja e a ter algo físico para entregar no dia.

Prepare-se para aumento da demanda

Essa deve ser a primeira etapa no seu planejamento. Faça uma projeção de qual será o aumento de tráfego e de pedidos que suas ações promocionais trarão. Com esse número, prepare tanto o seu servidor para não cair, quando sua infraestrutura logística para receber, fazer a triagem e enviar os pacotes para chegarem a tempo. Lembre-se que prazo é muito importante para esse tipo de data.