Todos os artigos > LG lugar de gente lança LiGia, a inteligência artificial que vai além de um assistente virtual para o RH
LG lugar de gente lança LiGia, a inteligência artificial que vai além de um assistente virtual para o RH
Um dos maiores desafios do RH desde sempre é determinar se o candidato tem o perfil ideal para a vaga. Além das avaliações técnicas de praxe, há algumas subjetividades e competências difíceis de mensurar, como capacidade de decidir sob pressão e resiliência. De olho nessa oportunidade, a LG lugar de gente desenvolveu a LiGia, plataforma …

LG lugar de gente lança LiGia, a inteligência artificial que vai além de um assistente virtual para o RH

Publicado: 09.08.2019 - 17:17, por eCompare.com.br

Um dos maiores desafios do RH desde sempre é determinar se o candidato tem o perfil ideal para a vaga. Além das avaliações técnicas de praxe, há algumas subjetividades e competências difíceis de mensurar, como capacidade de decidir sob pressão e resiliência. De olho nessa oportunidade, a LG lugar de gente desenvolveu a LiGia, plataforma …

Um dos maiores desafios do RH desde sempre é determinar se o candidato tem o perfil ideal para a vaga. Além das avaliações técnicas de praxe, há algumas subjetividades e competências difíceis de mensurar, como capacidade de decidir sob pressão e resiliência. De olho nessa oportunidade, a LG lugar de gente desenvolveu a LiGia, plataforma de Inteligência Artificial (IA) que usa algoritmos de machine learning para automatizar a jornada do colaborador desde o processo de seleção, conectado ao onboarding e à gestão da performance. O lançamento acontecerá durante o CONARH 2019, entre os dias 13 e 15 de agosto, em São Paulo.

A LiGia funciona como um ecossistema que conecta diferentes tipos de tecnologias, como chatbots, machine learning e o cruzamento inteligente de informações com apoio do People  Analytics, entrevista por competências automatizada e gamificação, entre outras. “Essa conexão de tecnologias permite que a LiGia encontre padrões e tendências comportamentais e técnicas essenciais para automatizar boa parte do processo de seleção e desenvolvimento de novos colaboradores. Na prática, essa funcionalidade economiza tempo e recursos do RH e das áreas contratantes com uma experiência muito superior para o candidato e uma assertividade incrível com o perfil ideal da função”, explica Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente.

A contratação foi definida. E agora?

Outro diferencial da LiGia é a adoção do conceito de trilhas adaptativas de desenvolvimento, que consolida os dados colhidos pela inteligência artificial durante o processo seletivo para determinar programas de treinamentos e capacitações desenhados especialmente aos recém-contratados.

“A pessoa já entra sabendo quais fatores técnicos e comportamentais precisam ser aperfeiçoados para melhorar sua performance, comparado aos melhores ocupantes na função naquela região”, detalha Azevedo.

Além disso, a solução permite que todo o processo de admissão e de entrega de documentos ocorra on-line, evitando burocracias e gastos extras para a pessoa contratada.

Apoio para as movimentações internas

A abertura de vagas internas pode representar uma chance de promoção para muitos colaboradores, mas como determinar qual deles têm o perfil ideal? Com o apoio da LiGia, o gestor de pessoas tem acesso aos dados dos talentos internos para saber se têm ou não profissionais aderentes ao cargo, inclusive os novos contratados.

“Caso não existam perfis, a solução cruza os dados da vaga com o banco de currículos e retorna com um ranqueamento dos possíveis candidatos mais aderentes em termos de competências, experiência e formação”, complementa o Vice-Presidente da LG lugar de gente.

​Integração com os sistemas da LG lugar de gente

A LiGia poderá ser incorporada aos demais produtos da LG lugar de gente, como o Gen.te Agrega – Autoatendimento, Gente. Pensa – Analytics, Gen.te Engaja – Games Corporativos e  Gen.te Flui – Workflow.

“Um dos cuidados que tomamos ao desenvolver a LiGia foi integrá-la às ferramentas já existentes da LG lugar de gente. Isso mostra nossa preocupação em oferecer tecnologias acessíveis aos clientes. Descomplicar a tecnologia é a melhor forma de gerarmos valor às empresas que adotam nossas soluções”, finaliza Azevedo.