Todos os artigos > Itaú Unibanco apoia a 2ª edição da Paulista Cultural
Itaú Unibanco apoia a 2ª edição da Paulista Cultural
Apoiador de grande parte dos equipamentos culturais da cidade, o Itaú Unibanco tem uma longa história com a cultura brasileira, trabalhando para que museus, exposições, orquestras e institutos continuem funcionando, gerando empregos e disseminando conhecimento e arte. O investimento ganha novo destaque com a segunda edição da Paulista Cultural, iniciativa de sete grandes instituições localizadas …

Itaú Unibanco apoia a 2ª edição da Paulista Cultural

Publicado: 23.04.2019 - 19:59, por eCompare.com.br

Apoiador de grande parte dos equipamentos culturais da cidade, o Itaú Unibanco tem uma longa história com a cultura brasileira, trabalhando para que museus, exposições, orquestras e institutos continuem funcionando, gerando empregos e disseminando conhecimento e arte. O investimento ganha novo destaque com a segunda edição da Paulista Cultural, iniciativa de sete grandes instituições localizadas …

Apoiador de grande parte dos equipamentos culturais da cidade, o Itaú Unibanco tem uma longa história com a cultura brasileira, trabalhando para que museus, exposições, orquestras e institutos continuem funcionando, gerando empregos e disseminando conhecimento e arte. O investimento ganha novo destaque com a segunda edição da Paulista Cultural, iniciativa de sete grandes instituições localizadas na Avenida Paulista – Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista –, que o Banco também apoia. O evento promoverá um domingo inteiro de atividades gratuitas, que acontecerão em 28 de abril.

Segundo os idealizadores, o objetivo da Paulista Cultural é reforçar o potencial turístico e artístico deste marco da cidade, além de promover um intercâmbio de atividades inédito entre as instituições participantes. Entre 10h e 22h, cada uma das sete instituições preparou uma programação especial para receber o público, além de abrigar atividades umas das outras, com entrada totalmente gratuita. O evento conta ainda com a participação da Blooks, Blue Note, Centro Cultural São Paulo, Cidade Matarazzo, CINEARTE Conjunto Nacional, Cine Reserva Cultural, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Museu do Futebol, Paulista Viva, Teatro Gazeta.

A ação está totalmente alinhada com o propósito do Itaú, que é estimular o poder de transformação das pessoas. Dono da maior coleção corporativa de arte da América Latina e uma das maiores do mundo, atualmente com mais de 15 mil obras, o banco tem um comprometimento histórico com a produção artística, porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.

Em 2018, o Itaú investiu R$ 594,2 milhões em projetos de transformação social no Brasil – 95% por recursos próprios do banco, seus institutos e fundações. Destes, R$ 157,5 milhões foram direcionados para 323 projetos da área de cultura.

Apenas em São Paulo, o Itaú é patrocinador do Masp, MAM, MIS, Museu do Futebol (que promoverá uma exposição sobre futebol feminino a partir de maio), Instituto Tomie Ohtake, Pinacoteca do Estado, OSESP, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade, entre outros.

O banco também é patrocinador do Museu da Língua Portuguesa, apoiando os esforços por sua reconstrução, é patrocinador máster da Bienal de São Paulo e, por meio do Itaú Cultural, responde pela gestão e programação do Auditório Ibirapuera, além do desenvolvimento da Escola do Auditório.

Para decidir a parceria dos recursos, há mais de sete anos, o banco criou uma estrutura de governança para avaliação dos projetos culturais a serem financiados. O comitê reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.

Todos os investimentos do banco neste segmento são norteados por critérios de espírito público, de fomento cultural, de ampliação do acesso às atividades culturais entre os brasileiros e de preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil de modo a formar um legado perene para a arte e a cultura do país.

Além de apoiar o evento, o Itaú também irá disponibilizar as bikes do sistema Bike Itaú de maneira gratuita durante todo o dia 28 de abril, em parceria com a Tembici.

A programação completa do Paulista Cultural pode ser acessada no Facebook (https://www.facebook.com/paulistaculturaloficial/) e Instagram (https://www.instagram.com/paulistacultural.oficial/) oficiais do evento.