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Indústria usa inteligência de consumo para potencializar suas ofertas
Com o objetivo de otimizar o investimento de ofertas feito pela indústria em supermercados, o Méliuz, empresa de inteligência voltada para o varejo, desenvolveu uma ação focada em aquisição de consumidores. Em parceria com uma das maiores produtoras de bens de consumo brasileira, duas ofertas foram realizadas e comunicadas ao consumidor por meio de ferramentas …

Indústria usa inteligência de consumo para potencializar suas ofertas

Publicado: 11.03.2019 - 23:46, por eCompare.com.br

Com o objetivo de otimizar o investimento de ofertas feito pela indústria em supermercados, o Méliuz, empresa de inteligência voltada para o varejo, desenvolveu uma ação focada em aquisição de consumidores. Em parceria com uma das maiores produtoras de bens de consumo brasileira, duas ofertas foram realizadas e comunicadas ao consumidor por meio de ferramentas …

Com o objetivo de otimizar o investimento de ofertas feito pela indústria em supermercados, o Méliuz, empresa de inteligência voltada para o varejo, desenvolveu uma ação focada em aquisição de consumidores. Em parceria com uma das maiores produtoras de bens de consumo brasileira, duas ofertas foram realizadas e comunicadas ao consumidor por meio de ferramentas de CRM. Como resultado, a campanha apresentou aquisição de novos clientes e aumento de share a um custo 88% menor em comparação com o desconto aberto na gôndola.

A otimização total de oferta, serviço realizado pelo Méliuz, evita que o investimento feito pela indústria seja gasto com consumidores que já iriam adquirir seu produto. Para que essa oferta chegasse somente aos clientes corretos, a empresa de inteligência desenvolveu um algoritmo que seleciona os consumidores pelo seu padrão de compra. Por meio dessa ferramenta, é possível determinar quem tem maior ou menor potencial de compra de cada item, baseado no seu histórico de compras do próprio produto, produtos semelhantes e complementares.

“Para maximizar o retorno da indústria na ação, a oferta foi disponibilizada apenas para os clientes com menor potencial de compra daqueles produtos, ou seja, quem era fiel à concorrência e precisava de oferta para comprar.” afirma Túlio Braga, gerente de operações do Méliuz. Pelo aplicativo da empresa, os consumidores com menor potencial receberam uma notificação da oferta de 15% em uma marca de cerveja, enquanto os consumidores regulares deste produto não receberam a comunicação e continuaram comprando. “Por já terem preferência ao produto, os consumidores com maior potencial vão continuar comprando e vão deixar o preço em segundo plano. Esse tipo de campanha é um investimento assertivo.”, completa Braga.

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