Todos os artigos > Health Care usa tecnologia para mudar sistema de saúde em corporações
Health Care usa tecnologia para mudar sistema de saúde em corporações
Grande pesadelo para as empresas, os custos com planos de saúde representam, na maioria delas, a segunda maior despesa com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamento. Em alguns casos, os gastos superam a folha de pagamento. Os reajustes nos planos de saúde equivalem, hoje, de duas a três vezes o índice do IPCA, …

Health Care usa tecnologia para mudar sistema de saúde em corporações

Publicado: 12.07.2019 - 20:39, por eCompare.com.br

Grande pesadelo para as empresas, os custos com planos de saúde representam, na maioria delas, a segunda maior despesa com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamento. Em alguns casos, os gastos superam a folha de pagamento. Os reajustes nos planos de saúde equivalem, hoje, de duas a três vezes o índice do IPCA, …

Grande pesadelo para as empresas, os custos com planos de saúde representam, na maioria delas, a segunda maior despesa com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamento. Em alguns casos, os gastos superam a folha de pagamento. Os reajustes nos planos de saúde equivalem, hoje, de duas a três vezes o índice do IPCA, segundo pesquisa feita no ano passado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e a Aliança para a saúde populacional (Asap). Os departamentos de RH das empresas têm buscado, na tecnologia, soluções para diminuir esses custos e encontram, na HealthBit, uma importante aliada.

Sediada em Campinas, São Paulo, a empresa é uma Health Tech 100% brasileira que trabalha com soluções para a saúde com um diferencial: a utilização da tecnologia para melhorar a gestão de saúde como um todo. Focada na análise de dados e tecnologias aplicadas à inteligência em saúde nas corporações, a HealthBit realiza uma análise inovadora do setor e tem conseguido ajudar dezenas de grandes empresas a evitar complicações sérias de doenças em seus colaboradores.

“Aumentamos a eficiência do sistema de saúde ao trazermos ao mercado soluções viáveis, financeiramente, para identificar em massa grupos de atenção elegíveis a programas de promoção à saúde e levantar possíveis problemas de cobrança no plano médico”, explica Murilo Wadt, cofundador da HealthBit.

Com tecnologia própria, a empresa oferece um serviço completo que atende a todas as necessidades de um gestor de saúde: análises personalizadas, acompanhamento de casos, comunicação e execução de programas de saúde, checagem de conta e mais. A análise do banco de sinistros das empresas e de mapeamentos de saúde dos funcionários e seus familiares permite à HealthBit monitorar e avaliar a saúde de toda a população da empresa, visualizando cenários de melhorias, identificando grupos específicos e sugerindo programas de saúde, acompanhando os casos crônicos e graves, e detectando possíveis erros e desvios de cobrança.

Um dos clientes da health tech, com mais de 40 mil vidas dentro da cobertura do plano de saúde, gastava mais de R$ 11 milhões com partos e UTI Neonatal. A inteligência de dados da HealthBit mostrou que os maiores gastos estavam nos casos das gestantes com menos de quatro consultas de pré-natal. A análise apontou, ainda, que uma redução de 3% nas internações cobriria a isenção de coparticipação e a criação de um programa de saúde.

“Criamos um sistema de fichas clínicas de acompanhamento com alertas para as operadoras e as gestantes ativas no programa passaram a ganhar isenção de coparticipação. A adesão foi de 89% de uma massa de mais de mil gestantes ao ano”, comemora Wadt.

Como resultado da decisão embasada em dados e métodos, os custos com as internações caíram para R$ 3 milhões, após um ano de atuação. Fundada em 2015, a proposta de trabalho da HealthBit tem atraído gigantes multinacionais com interesse na promoção à saúde e redução de custos assistenciais. Hoje em dia a empresa trabalha com mais de 140 empresas em seus sistemas e tem expandido rapidamente, inclusive para suporte em entidades públicas.

“Em um primeiro momento, nosso objetivo é aumentar a eficiência do sistema de saúde, para que mais pessoas sejam bem atendidas e tenham seus casos prevenidos ou resolvidos. A redução de custos é consequência desse trabalho bem feito”, afirma Wadt. “Sempre buscamos criar novas soluções para os desafios de nossos clientes e depois compartilhar as experiências com o mercado, criando um ciclo virtuoso”, complementa.

Para isso, além das análises de saúde e sugestões de melhorias, a HealthBit utiliza tecnologias complementares que geram canais de comunicação para toda a população da empresa, focando na melhor disseminação de informações. Para os casos de acompanhamento de saúde, informações são entregues via SMS, App e portais online.

Para outro cliente, uma indústria alimentícia com mais de 50 mil vidas dentro do plano, o desafio era repassar avisos de instalações perigosas para funcionários que atuavam em supermercados e estavam em risco. A análise de perfil durante a pesquisa inicial mostrou que utilizar o app desejado pela empresa seria inviável porque os colaboradores possuíam smartphones, mas não pacote de dados.

A solução oferecida foi usar SMS Corporativo, gratuito ao usuário, com custo zero de manutenção por utilizar pacote sobressalente da área de Marketing da Empresa. “Com isso, a meta de avisos e penetração do programa de prevenção de acidentes foi em muito superada”, revela Wadt.