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Dia das Mães 2019: O e-commerce cresce novamente!
O Dia das Mães acabou de passar e não foram só elas que se beneficiaram nessa data: segundo o Ebit, durante os dias 27 de abril e 11 de maio de 2019, o e-commerce faturou R$2,2 bilhões, valor 5% maior em comparação com o mesmo período de 2018, e registrou 5,5 milhões de pedidos, aumento …

Dia das Mães 2019: O e-commerce cresce novamente!

Publicado: 01.07.2019 - 12:31, por eCompare.com.br

O Dia das Mães acabou de passar e não foram só elas que se beneficiaram nessa data: segundo o Ebit, durante os dias 27 de abril e 11 de maio de 2019, o e-commerce faturou R$2,2 bilhões, valor 5% maior em comparação com o mesmo período de 2018, e registrou 5,5 milhões de pedidos, aumento …

O Dia das Mães acabou de passar e não foram só elas que se beneficiaram nessa data: segundo o Ebit, durante os dias 27 de abril e 11 de maio de 2019, o e-commerce faturou R$2,2 bilhões, valor 5% maior em comparação com o mesmo período de 2018, e registrou 5,5 milhões de pedidos, aumento de 20%. Ou seja, mais uma vez essa data foi um sucesso de vendas! A Social Miner (plataforma de engajamento) realizou um relatório sobre o comportamento do consumidor no período que antecede o evento (de 14 de abril a 12 de maio). Vem conferir o resultado!

1. Quando aconteceu os picos de visita em e-commerces?

Houve um pico de visitas em e-commerces no final de semana anterior ao Dia das Mães (entre os dias 4 e 6 de maio), o que mostra que as pessoas deixaram para procurar os presentes poucos dias antes evento.

2. E quanto aos picos de venda?

Foram observados dois picos de compras, sendo o primeiro no dia 26 de abril e o segundo (e maior) no final de semana anterior ao evento (entre os dias 6 e 8 de maio). Então, além de pesquisarem os produtos com pouca antecedência, os consumidores deixaram para adquirir os presentes na última hora também – essa mesma movimentação foi observada no Dia das Mães de 2018.

3. Quais foram as categorias que mais venderam?

Beleza e saúde (27,10%), eletrodomésticos (26,83%), multicategorias (15,89%) e moda (15,28%) foram as categorias que mais se destacaram nesse evento, em seguida vieram produtos de livraria (4,72%), bebidas (4,69%), hotéis e viagens (3,25%), varejo de nicho (2,12%) e alimentos (0,13%).

4. Qual foi o ticket médio de categoria?

Levando em consideração a média de valores gastos por categoria, as que tiveram maior destaque foram hotéis e viagens (R$1.772,76), eletrodomésticos e eletroportáteis (R$931,40) e multicategorias (R$798,95). Em seguida, vieram Alimentos (R$281,60), moda (R$262,82), varejo de nicho (R$255,10), bebidas (R$215,44), livraria (R$187,61) e beleza e saúde (R$118,56).

5. O que foi mais utilizado nas compras: desktop ou mobile?

O desktop continua sendo utilizado pela maior parte dos consumidores: nesse evento, ele foi responsável por 67,84% das vendas, tendo um aumento de 3,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o mobile foi utilizado em 32,16% das vendas.

6. Qual foi a forma de pagamento mais escolhida? Houve parcelamento das compras?

A forma de pagamento mais escolhida foi o cartão de crédito (96,60%); em seguida, o boleto bancário, que foi utilizado em 3,37% das compras; por fim, temos o cartão de débito representando 0,03%. Quando as formas de parcelamento, 80,4% das compras foram feitas em uma parcela só; 15,6% das vendas foram parceladas de 2 a 6 vezes; e 4% dos consumidores optaram por dividir em 7 vezes ou mais.

Dicas para o pós-venda

Como a data passou, agora você precisa pensar em ações que envolvam agradecer aqueles consumidores que escolheram comprar algo em sua loja virtual durante o evento (tanto os novos como os antigos), tentar trazê-los de volta para uma recompra e fidelizá-los. Então, fique atento às dicas de ações de pós-venda que separamos para você:

1. Entre em contato para agradeça a preferência

Independentemente da forma que isso será feito, aposte em uma comunicação individualizada, que fará seu cliente se sentir único (afinal, ser tratado com exclusividade é muito mais atrativo). Isso ajuda a estreitar os laços entre você e o consumidor.

Além disso, é possível aproveitar esse contato para verificar a opinião dele sobre o atendimento. Agindo assim, mostra que você se importa com a opinião do cliente e avalia como vai o seu negócio (se sua empresa está agradando o público, onde deve melhorar, etc.).

2. Mantenha o contato quando necessário

A partir do momento em que o cliente compra algo em seu e-commerce, ele abre uma porta e permite a aproximação. Então, saiba utilizar isso a seu favor. Notifique sobre as promoções, busque saber a opinião deles sobre o que envolve a loja, dê dicas relacionadas com o seu mercado, enfim, interaja com ele e se faça presente através de conteúdos interessantes (e não foque apenas nos produtos).

3. Ofereça algum benefício

Quer trazer o consumidor para uma segunda (terceira, quarta, quinta, etc.) compra? Oferecer brinde, descontos, frete grátis, vale-presente e/ou promoções exclusivas para aqueles que compraram em seu e-commerce durante o evento! Esse é um método bastante tradicional e muito útil para atrair os clientes.

Conclusão

Com esses dados, fica bastante claro que o Dia das Mães é uma grande oportunidade para os e-commerces: além de faturarem significativamente com essa data sazonal, os lojistas ainda conseguem aumentar a sua cartela de clientes (principalmente se utilizar estratégias de pós-venda).