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Datas sazonais: Como criar ações personalizadas para atender seu público-alvo
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Datas sazonais: Como criar ações personalizadas para atender seu público-alvo

Publicado: 09.05.2019 - 19:10, por eCompare.com.br

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As datas sazonais são consideradas como uma boa oportunidade para as marcas aumentarem as suas vendas e o número de consumidores fiéis, especialmente o Dia das Mães, que tem sido reconhecida pelo mercado varejista como sendo uma das principais datas comemorativas.

De acordo com um estudo feito pela Social Miner com a MindMiners, 59% dos entrevistados pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. E, as categorias de produtos de maior interesse dos consumidores são Moda e Acessórios, Beleza e Saúde e eletrodomésticos, representando cerca de 66,7%, 56,1% e 20,8%, respectivamente.

Mas, para que esse objetivo seja alcançado, as marcas precisam criar ações personalizadas, promoções, estratégias de marketing para atender seu público-alvo. Dessa forma, reunimos algumas dicas de especialistas que podem ajudar os varejistas a venderem mais durante esse período:

Seja transparente -É importante que as lojas sejam cada dia mais transparentes com os clientes, sendo responsáveis pelos dados e opiniões que são divulgados para os consumidores. “Os reviews e avaliações de produtos e experiência de compra são uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia para a tomada de decisão de compra. Mas para que isso seja um apoio real na decisão de compra, as marcas e varejistas precisam ser sinceros com as informações que são compartilhadas”, afirma Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox.

Monitore o comportamento do consumidor – “Prever o comportamento do consumidor é muito importante para oferecer as melhores promoções e ter a possibilidade de influenciar as vendas de determinados produtos que são do seu interesse durante a tomada de decisão, a fim de aumentar o tíquete médio das vendas e o faturamento das lojas”, afirma Israel Nacaxe, um dos fundadores da Propz.

Escute o cliente – O ponto de venda e o contato diário e direto com o cliente é o melhor espaço para observar e conversar com o mesmo para saber seus anseios e expectativas, buscando sempre meios para atendê-los, principalmente em momentos sazonais. “Conversar informalmente com o público-alvo ajuda a entender o que eles pensam da loja, experiência e dos produtos, e o que o negócio pode fazer ou ter encantá-los. Oriente seus atendentes a saber ouvir e interpretar esses diálogos, além de estar atentos e sempre disposto a perguntar se há algo mais que queriam”, indica a sócia-fundadora da loja de pelúcias personalizáveis Criamigos, Veronicah Sella. Para ela, entender as expectativas do consumidor ajuda a direcionar esforços em lançamentos ou promoções que podem manter saudável o faturamento do negócio.

Já o Supermercado Now, maior plataforma de supermercado online, investe em Customer Success desde seu primeiro dia de operação em 2015. O núcleo de sucesso do cliente é essencial para que a startup consiga colher feedbacks de seus consumidores e, a partir deles, monitorar os pontos de aprimoramento e também suas fortalezas. Em datas sazonais, a empresa costuma oferecer descontos em itens específicos das temporadas.

Conheça a concorrência – A concorrência é quem determina a forma como o mercado e as relações comerciais vão se comportar e, andar lado a lado com empresas do mesmo segmento pode servir como uma alavanca para o crescimento. Nesse contexto, uma ferramenta de análise de dados pode ser fundamental. “Com avaliações diárias da concorrência são feitas leituras muito mais claras do cenário em que a você e seus concorrentes, diretos e indiretos, estão inseridos. Assim, é possível identificar os desafios e oportunidades de negócio, além das lacunas a serem preenchidas, competindo à altura dos desejos dos seus consumidores”, afirma Eduardo Prange, CEO da Zeeng, primeira plataforma de Big Data Analytics do mercado brasileiro voltada ao setor de Marketing e Comunicação.

Explore o ambiente e-commerce – As principais datas do varejo são uma ótima oportunidade para explorar ao máximo as vendas online. Promoções e cupons de desconto são algumas das opções, pois essas ações promocionais auxiliam na movimentação da loja virtual. A Xtech Commerce, plataforma inteligente de e-commerce que atua na criação e formatação de lojas virtuais para pequenas e médias empresas, oferecendo recursos customizados e flexíveis para proporcionar uma experiência de compra satisfatória. O objetivo é desenvolver uma loja de navegação intuitiva e um layout sofisticado, e uma plataforma que seja pensada também para o celular e integrada aos melhores sistemas de pagamentos, fretes, ERPs e marketplaces. Além disso, a empresa dispõe de modelos efetivos para a gestão de clientes, que permitem acesso aos dados e histórico de pedidos, garantindo um atendimento personalizado.

Outra forma de aproveitar ao máximo o e-commerce e encontrar as melhores oportunidades em datas sazonais é estar de olho nas promoções que acontecem nos sites e plataformas onde os consumidores compartilham ofertas, descontos e cupons. É o caso da Promobit – plataforma de social commerce – que conta com mais de 500 mil usuários cadastrados e recebe mais de 300 ofertas por dias, sempre compartilhando os melhores preços das lojas virtuais. Com mais de 20 categorias, no site da Promobit é possível encontrar desde bebidas, passando por utensílios domésticos até pacotes de viagens.