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Conveniência na entrega: entenda a importância para retenção de clientes
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Conveniência na entrega: entenda a importância para retenção de clientes

Publicado: 22.05.2019 - 21:43, por eCompare.com.br

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A atração de novos consumidores é um passo importante para a sobrevivência de um negócio. Em um relatório elaborado pela Ebit sobre o cenário atual do e- commerce, podemos perceber mudanças significativas de comportamento e preferências do consumidor moderno.

De acordo com o documento, 7 em cada 10 brasileiros já possuem um smartphone e as vendas via dispositivos móveis representaram um percentual de 42,8% dos e-commerces apenas em janeiro de 2019, levando ainda em consideração que o e-commerce total cresceu 12% no ano de 2018.

Nesse cenário, um procedimento tem se mostrado como grande aliado na conquista do mercado: a conveniência no frete.

Pensando nisso, elaboramos um post para que você entenda de uma vez por todas por que essa logística é tão relevante para gerar mais engajamento e fidelizar o seu público. Confira!

Qual a importância de uma boa experiência de compra? Considerando as transformações provocadas pelos avanços tecnológicos nos últimos anos e a facilidade no acesso à informação, podemos constatar que o comportamento do consumidor moderno evoluiu. Eles estão mais exigentes, seguros da sua decisão de compra e conscientes da sua importância no mercado.

Ao contrário do que acontecia há algumas décadas, hoje, o preço está bem longe de ser o único aspecto influenciador na escolha de um produto ou serviço. Eles prezam por uma boa experiência em toda a jornada de compra.

Somado a isso, as mudanças nas dinâmicas de vendas, a exemplo do comércio eletrônico, romperam as barreiras físicas, acirrando a competitividade. Os consumidores estão cada vez mais em busca de conforto e agilidade.

Como atrair e reter clientes com base nas experiências logísticas?

A conveniência no frete é sem dúvidas uma experiência logística capaz de reter e fidelizar muitos clientes. Isso porque, com tantas lojas vendendo os mesmos produtos, esse tipo de custo pode ser o fator decisivo no momento da compra.

Para ter uma prova de que esse detalhe merece atenção, basta observar que é cada vez mais frequente os fretes grátis para clientes VIPs, para quem efetua compras acima de determinados valores, fretes grátis para regiões específicas do país; é um momento em que vale a pena inovar nas estratégias logísticas para ganhar visibilidade.

O segredo do sucesso é gerar valor para o seu público — sem ter medo de abusar da criatividade e do auxílio das tecnologias para oferecer experiências

únicas. Isso porque, além de estimular a fidelização, permite que os consumidores satisfeitos se tornem ativistas da sua marca perante outros potenciais clientes.

Temos vários exemplos de empresas que, graças ao espírito inovador e recursos apropriados, revolucionaram os seus segmentos de mercado. É o caso da Netflix, que proporcionou o acesso a inúmeros filmes e séries sem que as pessoas tivessem que comprar ou alugar cada um deles individualmente.

Também podemos destacar os serviços bancários do Nubank, totalmente online e dispensando o pagamento para manutenção de uma conta, tal como nas instituições financeiras tradicionais.

Quais são as práticas mais inovadoras utilizadas pelos e- commerces para fidelizar clientes a partir do seu processo de entrega?

Além dos mencionados fretes mais em conta, os e-commerces também têm apostado na logística omnichannel para reter os clientes, isto é, um conceito que oferece diversos canais de compra e atendimento, com o mesmo nível de qualidade.

É o que vem adotado, por exemplo, o Magazine Luíza, que já atingiu essa integração de vários canais como as lojas convencionais, as virtuais, o e-commerce e o mobile.

Outra tática bem-sucedida é a entrega super expressa que oferece, obedecendo alguns critérios, o serviço de entrega de um pedido dentro de algumas horas ou no máximo 24 horas após a sua efetivação.

Enfim, a peça-chave é adotar mecanismos que garantam a personalização no atendimento, fazendo com que os clientes se sintam especiais.

A conveniência no frete é um elemento fundamental não somente para otimização da logística de uma empresa, mas também dos seus lucros de um modo geral e da sua sobrevivência. Quando essa etapa é cumprida com eficiência, é possível aprimorar o atendimento ao cliente, identificar os seus principais anseios e alcançar a fidelização.