Todos os artigos > Consultoria: será que é hora de contratar essa solução?
Consultoria: será que é hora de contratar essa solução?
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Prevenir ou remediar? Quantas vezes não usamos essa pergunta clássica para avaliar se o melhor caminho em busca de uma solução é a prevenção de um problema ou um reparo efetivo? Pois é assim que deve funcionar …

Consultoria: será que é hora de contratar essa solução?

Publicado: 29.04.2019 - 16:49, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Prevenir ou remediar? Quantas vezes não usamos essa pergunta clássica para avaliar se o melhor caminho em busca de uma solução é a prevenção de um problema ou um reparo efetivo? Pois é assim que deve funcionar …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

Prevenir ou remediar? Quantas vezes não usamos essa pergunta clássica para avaliar se o melhor caminho em busca de uma solução é a prevenção de um problema ou um reparo efetivo? Pois é assim que deve funcionar a sua avaliação na hora de contratar uma consultoria especializada, ou seja, na hora de prevenir um inconveniente ou rever e reorganizar de uma vez por todas algum processo que não vai bem na sua empresa.

Uma boa consultoria é uma forma eficiente e especializada de se detectar, por exemplo, problemas de produção que nem seriam percebidos no dia a dia. É essa capacidade de identificação do que pode ser aprimorado ou transformado um dos grandes méritos de um consultor, profissional que, na maioria das vezes, já passou por empresas de todos os tipos e vivenciou diferentes processos diretamente, acumulando importante bagagem.

Algo vai mal. Por que será? 

Sabe aquele momento em que você detecta que sua empresa estacionou e já não vem progredindo como o esperado? Que os prejuízos estão maiores que os lucros e muitas vendas estão sendo desperdiçadas? Provavelmente algo está travando o seu avanço, e é hora de detectar qual o problema a ser resolvido.

Nesses casos, o olhar externo de um consultor será essencial para ajudá-lo na identificação do entrave e na remodelação de processos para eliminar essas barreiras.

Uma consultoria é sempre útil para fugir da rotina e da mesmice. Um consultor traz experiências de fora e boas práticas de mercado, além de conhecer ótimos cases de sucesso de outras empresas. E, assim, ajuda o empresário a ampliar sua perspectiva em relação à sua própria empresa.

Entre os benefícios da contratação e da presença – in loco ou à distância – de um consultor são a melhoria na performance dos negócios, mais economia, redução ou otimização da mão de obra, entre outras conquistas. Claro que tudo irá depender de onde e como, ou seja, em quais processos e de que forma esse consultor irá atuar.

Por um dia a dia menos doloroso 

Ao comprar um telefone celular novo, podemos utilizá-lo de duas formas: acessando apenas o básico do que oferece, como ligações e envio de mensagens, ou aproveitando na totalidade tudo o que aquele aparelho entrega, tirando o maior proveito possível de sua tecnologia.

Com um ERP não é diferente: quanto mais você domina a ferramenta, mais poderá aproveitar o que tem a oferecer. Fazer melhor uso de um ERP significa produzir melhor, aprimorar processos e, claro, ter o hábito de utilizar cada vez mais a ferramenta de gestão e colher todos os benefícios que pode oferecer.

Com a consultoria, o cliente poderá obter o domínio da ferramenta em sua totalidade, aproveitando até aqueles recursos tão surpreendentes que muitas vezes acabam passando batido sem uma orientação adequada (lembra do exemplo do celular? Então!).

Outro ponto importante é que a consultoria acompanha o “amadurecimento” do cliente. Com tempo, ele poderá ter soluções que abordem a composição de custos, previsão de compras e outras ferramentas mais complexas.

Um outro exemplo desse amadurecimento contínuo é a atual demanda de migração de clientes da prática do markup para a margem de lucro, de olho nos desafios do atual cenário econômico. Nesse sentido, trabalhar com resultados apenas no final de cada mês pode ser um risco, o que vem fazendo com que clientes já mais familiarizados com a ferramenta optem pela margem, que lhes permite um acompanhamento venda a venda.

Evite que o problema persista: chame um consultor

Numa época de concorrência tão acirrada, com inovações surgindo cada vez mais rapidamente no mercado, cair na rotina, mantendo uma cultura ultrapassada e pouco flexível pode levar empresas à ruína.

Um consultor antenado e ao mesmo tempo experiente poderá detectar essa tendência à mesmice e propor ideias novas e soluções inovadoras para transformar processos e dar aquele estímulo que faltava tanto ao gestor quanto aos colaboradores, que se sentirão ainda mais motivados.