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Conheça as 4 melhores estratégias para alavancar as vendas no e-commerce
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Conheça as 4 melhores estratégias para alavancar as vendas no e-commerce

Publicado: 17.06.2019 - 16:20, por eCompare.com.br

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7 em cada 10 brasileiros compram produtos e serviços online, é o que afirma a pesquisa da PWC.

Devido a preferência de compra online dos clientes, muitas empresas estão mudando as suas atenções de venda para internet como uma oportunidade de aumentar as vendas.

De acordo com com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o comércio eletrônico rendeu R$ 69 bilhões em 2018 e a expectativa de vendas para 2019 pode chegar a R$ 79,9 bilhões.

Porém, empreendedores que estão criando seus próprios E-commerces (Loja virtual) precisam lidar com a concorrência.

E para solução desse mercado é preciso investir em estratégias de divulgação e atendimento ao cliente.

Portanto, confira as melhores dicas de vendas para aumentar a sua lucratividade no E-commerce.

1 – Defina sua persona

Antes de divulgar e vender pela internet determinado produto é necessário conhecer o seu cliente ideal. O público-alvo é essencial para que a empresa consiga vender no mercado.

Em um mercado concorrido, a segmentação pode ajudar na busca do público ideal para consumir seu produto, pois é uma fatia delimitada e mais fácil de ser atingida.

Para empresas que têm dificuldades em encontrar seu público, uma boa opção é criar uma buyer persona, uma representação do seu cliente real.

Essa persona é criada com dados como nome, idade, profissão, renda e interesses. Elas são usadas para interagir com seus potenciais clientes por meio de entrevistas sobre os desejos dos clientes.

Com a criação da persona, fica mais fácil identificar as necessidades e desejos do público-alvo, ajudando a empresa a oferecer as melhores soluções para eles.

2 – Use técnicas de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usadas para melhorar a classificação de sites em buscadores como o Google.

Algumas das técnicas utilizadas são palavras-chave (termos buscados pelos usuários), links internos e externos, conteúdo, divisão do texto em tópicos, entre outros.

Essa é uma técnica à longo prazo. Os primeiros resultados da estratégia vão aparecer após alguns meses, porém, eles são mais sólidos, pois são bem qualificados pelos mecanismos de busca.

Com técnicas de SEO, sua empresa aparecerá na primeira página dos sites de busca, aumentando a visibilidade e o número de acessos.

3 – Utilize E-Mail Marketing

O E-mail marketing é uma estratégia usada por 76% das empresas brasileiras para disparar conteúdo, segundo pesquisa da Rock Content.

Para 59% dos profissionais de marketing, o E-mail é um canal de comunicação eficaz para geração de receita, de acordo com dados da BtoB Magazine.

Essa estratégia é feita por meio do envio de mensagens segmentadas para os seus clientes, oferecendo ofertas e conteúdos específicos.

Use o disparo de e-mails para iniciar um relacionamento direto com o seu cliente, por meio do envio de conteúdos relevantes como artigos de blogs, e-books e Whitepapers para educá-lo sobre o mercado.

Com isso, o leitor ficará mais interessado em abrir a mensagem na caixa de E-mail e acessar o conteúdo, aumentando as chances dele se tornar um Lead (potencial cliente) da empresa.

4 – Chatbot

Os Chatbots são robôs virtuais que simulam um atendente real numa conversa com os usuários. Todas as respostas desse sistema são automáticas, geralmente usadas para resolver dúvidas dos clientes, iniciar o cadastramento dos leads e o processo de venda.

Esses robôs auxiliam a empresa no atendimento ao cliente, uma das principais formas de captar e reter os consumidores.

Com esse software, o usuário terá uma experiência melhor com atendimento em tempo real, estreitando o relacionamento entre empresa e cliente. Esses fatores também contribuem para o consumidor ter mais segurança ao realizar a compra.

Aumente as suas vendas pelo E-commerce

Devido ao grande número de pessoas que compram online, muitas empresas estão direcionando o foco para a internet.

Mas a concorrência acirrada das lojas virtuais pode ser uma dor de cabeça para os lojistas iniciantes. Por isso, é necessário investir em estratégias para se destacar no mercado.

Ao iniciar as estratégias é preciso conhecer o seu público-alvo e segmentá-lo para ter uma base de clientes para sua empresa. Caso tenha dificuldades na busca pelo cliente, crie uma persona, personagem fictício que representa o cliente ideal da companhia. Com o uso dessa persona fica mais fácil saber as necessidades do cliente.

Após conhecer o público-alvo, a próxima etapa da empresa é adotar formas assertivas de divulgação. Uma das técnicas mais usadas é o SEO, composto por um conjunto de ações para melhorar o posicionamento nos sites de busca. Essas estratégias a longo prazo ajudam a empresa a ter mais visibilidade e acessos na loja online.

Outra grande estratégia é o E-mail marketing, usada para estreitar o relacionamento com cliente. Com o envio de conteúdos relevantes para esse cliente, a empresa terá mais chances do potencial cliente interagir com a empresa.

E para melhorar o atendimento ao cliente nos e-commerces existem os Chatbots, robôs que simulam uma conversa com os usuários para resolver dúvidas e iniciar processos de venda e cadastro. Esse software ajuda no primeiro atendimento ao cliente e dá mais segurança para no processo de compra.

Com essas dicas a loja virtual terá mais visibilidade, acessos e vendas, fazendo sua empresa se destacar da concorrência.