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Conheça 12 dicas para os lojistas aumentarem as vendas no Natal
As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para os lojistas aumentarem as suas vendas, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já são compradores. Mas, para que isso aconteça é preciso que haja muito planejamento em todas os setores que envolvem a compra e seja feito ações de marketing assertivo para alcançar o seu público-alvo.Para …

Conheça 12 dicas para os lojistas aumentarem as vendas no Natal

Publicado: 11.12.2018 - 17:27, por eCompare.com.br

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para os lojistas aumentarem as suas vendas, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já são compradores. Mas, para que isso aconteça é preciso que haja muito planejamento em todas os setores que envolvem a compra e seja feito ações de marketing assertivo para alcançar o seu público-alvo.Para …

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para os lojistas aumentarem as suas vendas, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já são compradores. Mas, para que isso aconteça é preciso que haja muito planejamento em todas os setores que envolvem a compra e seja feito ações de marketing assertivo para alcançar o seu público-alvo.

Para ajudar os lojistas a aumentarem as vendas no Natal, listamos algumas dicas de especialistas:

Faça um planejamento assertivo

Segundo Patrick Negri, CEO da iugu, empresa de automação financeira de  serviços completos de cobranças e recebimentos de pagamentos online, tudo começa pelo planejamento. “Você não consegue se preparar para um evento desse porte sem se planejar. É preciso relacionar às ofertas que irá oferecer, capacidade de atendimento, estoque e  preparar um plano de comunicação e marketing eficiente. Um bom planejamento é fundamental para fortalecer a marca, proporcionar uma boa experiência ao consumidor, e consequentemente, potencializando as vendas nesse período”, explica.

Esteja presente em todos os canais

O lojista precisa conhecer o comportamento do  cliente de forma detalhada, a para que eles possam realizar ações antecipadas e promoções mais assertivas nos canais certos para que a sua marca seja lembrada durante o Natal. Um dos principais erros dos lojistas é realizar ações promocionais em cima da data. É preciso ter um planejamento com base no calendário de eventos, pois assim a comunicação será mais assertiva com o seu público”, afirma Israel Nacaxe, um dos fundadores da Propz.

“Estamos em um mundo que já não é mais separado entre online e offline. O processo de compra transita entre esses dois meios e os lojistas precisam estar preparados para isso. Se você é uma rede de lojas e possui um e-commerce, habilite a possibilidade de retirada na loja. Derrube todas as barreiras que o consumidor pode ter neste sentido”, ressalta Guilherme Ferreira, Digital Strategies & Media Coordinator da GhFly.

Aposte em uma solução antifraude de alta eficiência

Para ter sucesso nesta data, é fundamental adquirir uma solução antifraude robusta e estável, pois ela consegue barrar possíveis golpes e permitir que pedidos feitos por clientes reais não sejam barrados por suspeitas de fraude, otimizando a operação e garantindo resultados melhores no faturamento. “Um dos principais problemas nas transações online são os falsos-positivos – pedidos feitos por clientes legítimos, mas que acabam sendo barrados por suspeita de fraude. Quanto maior este indicador, de mais dinheiro o lojista abriu mão em razão de uma análise de risco excessivamente criteriosa. É preciso coletar o máximo de informações possíveis de um comprador, como nome, e-mail, CPF, data de nascimento e endereço de entrega. Há centenas de outras variáveis que podem ser utilizadas para calcular o risco de um pedido e que podem ser analisadas por um antifraude eficiente e robusto, como, por exemplo, todo o comportamento de navegação e compra do cliente”, afirma Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.

Seja transparente com o seu cliente

Antes de finalizar uma compra, as pessoas costumam pesquisar sobre a reputação da loja nas redes sociais e nos comentários feitos no e-commerce sobre os produtos. “É importante que os lojistas sejam sinceros e transparentes com os consumidores, pois muitos acham que moderar os seus reviews garante o aumento das vendas, mas eles estão muito enganados, ser sincero é a base de tudo. Com toda a convicção posso afirmar que reputação ajuda a vender mais”, afirma Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox.

Solução em vídeo

De olho nesse mercado, a leadlovers, preparou uma série de vídeos chamado de Black Series, com dicas de como os lojistas podem engajar e atrair novos clientes durante esse período, além de realizar ações que ajudam no pós-venda e na fidelização.

Pedro Filizzola, CMO da  Samba Tech., destaca que é preciso ter alguns pontos de atenção com os vídeos. “Para produzir vídeos que convertem é preciso elaborar materiais curtos e usar muito storytelling. Evitar colocar preços de produtos/serviços nos vídeos facilita muito a manutenção dos materiais no futuro, evitando perda de tempo com edições desnecessárias. Outra dica importante é usar a Lei do Pareto: 80% de entretenimento e 20% de propaganda, conseguindo assim passar as informações mais importante para gerar engajamento”, explica Filizzola.

Aposte estratégia de marketing digital

As estratégias de marketing digital podem ajudar em vários aspectos, mas para isso é importante definir quais os seus objetivos e metas a serem alcançadas, quais serão seus públicos-alvo que devem ser segmentados. “Se você tiver um budget limitado, foque nos públicos que já te conhecem e que já compraram de você em oportunidades anteriores. Lembre-se que é um período de alta concorrência entre anunciantes e tudo isso faz com que o custo de aquisição (CAC) de novos clientes aumente”, afirma Guilherme Ferreira, Digital Strategies & Media Coordinator da GhFly.

Invista em estratégias de comunicação e marketing

Para Paulo Fagotti, gerente de marketing da iugu, para aumentar o volume de visitas e de vendas que se espera durante o Natal é importante investir em estratégias de comunicação e marketing. “Ações de marketing deve elevar o volume de visitas e o perfil de interessados no seu produto ou serviço que você oferece. Por isso, é preciso muito cuidado nessa etapa, qualquer deslize na comunicação pode levar um resultado ruim caso atinja o público errado. É de suma importância ser criterioso na escolha das mídias onde serão veiculadas a sua publicidade e no conteúdo que será passado”, explica Fagotti.

Distribua cupons de desconto por meio de afiliados

Nos Estados Unidos, o consumidor não costuma sair de casa para comprar sem antes recortar seus cupons de desconto. Aqui no Brasil, o interesse das pessoas vêm crescendo ano após ano. Use essa estratégia para conceder desconto para aqueles produtos que têm pouca demanda ou possuiu boa margem para trabalhar. Divulgue sua loja em plataformas como o Promobit, que anuncia o desconto para toda sua base de usuários, garantindo maior alcance.

Use gatilhos mentais

Já ouviu falar dos gatilhos mentais? Sabe aquele texto “últimas unidades” que você viu por aí e pensou, tenho que comprar logo antes que acabe? Então, é que usaram nessa oferta o gatilho mental de escassez e que fez você pensar em comprar com mais urgência. De acordo com Neto Gonçalves, Cofundador da Reduza, startup acelerada pelo InovAtiva Brasil em 2016, como alguns consumidores adiam a compra, não custa nada dar uma ajuda no processo para acelerar as vendas.“

Programe seu estoque

Segundo Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce, as datas comemorativas podem ser usadas para girar o estoque dos produtos. “Um dos principais erros dos lojistas é não conferir o seu estoque antes de anunciar os produtos, pois isso pode ser prejudicial a loja, principalmente se for vendido itens já esgotados. Durante essa data, é importante que haja reposição rápida no estoque, pois assim evita que a loja fique sem produto para entregar”, afirma Soares.

Invista em um ERP

Segundo Sidney Zynger, diretor de marketing do Bling, sistema de gestão empresarial 100% online para micro e pequenas empresas, investir em uma plataforma ERP (sistema integrado de gestão empresarial) pode melhorar a performance da loja em diversos aspectos como controle de estoque, emissão de boletos, entregas e integração com marketplaces. “Dessa forma, o empreendedor entrega um serviço mais bem apurado e pode se focar no desempenho de seu negócio nesta data, fidelizando mais clientes para as próximas que virão”.

Foque nas necessidades do cliente e não no produto em si

Para engajar os consumidores durante essa data é fundamental oferecer conteúdo e ofertas, focadas nas necessidades de cada consumidor. “Apostar em campanhas com uma boa segmentação e que reforcem a necessidade do consumidor, é o mais importante em datas como essa. Para isso, é preciso estar atento ao benefício que o produto trará para o consumidor e não nas suas especificidades técnicas, focando no no valor que determinada solução vai agregar para quem a procura e sempre pensar que o cliente quer resolver uma dor, que ele sabe qual é ou não”, afirma Eduardo Fonseca, CMO da DIWE, primeira agência de profound marketing do país.