Todos os artigos > Confira as principais tendências de viagem que crescem no Brasil
Confira as principais tendências de viagem que crescem no Brasil
A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais teve alta de 6,5% em janeiro (em comparação ao mesmo mês de 2018). É o crescimento mais expressivo registrado em seis meses. A informação é da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). No Brasil, os resultados seguem a mesma sintonia. Em 2018 …

Confira as principais tendências de viagem que crescem no Brasil

Publicado: 13.03.2019 - 18:42, por eCompare.com.br

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais teve alta de 6,5% em janeiro (em comparação ao mesmo mês de 2018). É o crescimento mais expressivo registrado em seis meses. A informação é da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). No Brasil, os resultados seguem a mesma sintonia. Em 2018 …

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais teve alta de 6,5% em janeiro (em comparação ao mesmo mês de 2018). É o crescimento mais expressivo registrado em seis meses. A informação é da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). No Brasil, os resultados seguem a mesma sintonia. Em 2018 foram transportados 102,4 milhões de passageiros, sendo 93 milhões em voos nacionais (+ 4,44%) e 9,3 milhões em internacionais (+16,45%) de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

“O setor turístico de forma geral saiu da estagnação e vemos empresas se movimentando para atrair um consumidor cada vez mais exigente, que busca sim pelos menores preços, mas quer, ao mesmo tempo, experiências diferenciadas. Além disso, o acesso à informação avançou e continua crescendo de forma acelerada, impulsionado pelo uso da tecnologia, através dos apps, por exemplo, e, claro, das redes sociais”, avalia Juliana Vital, General Manager do Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de preço de passagens aéreas e promoções.

Confira a lista de tendências levantadas pelo Voopter:

– Viagens de experiência e/ou personalizadas

Personalização. Essa é a palavra que deve nortear a indústria turística neste e nos próximos anos. As empresas de viagens têm buscado romper com suas características tradicionais, oferecendo uma diversidade de serviços e produtos inovadores para atrair e manter os viajantes que cada vez mais procuram por experiências únicas. A ideia é fugir dos tradicionais pontos turísticos e encontrar atrativos que tornem aquela viagem ainda mais especial. O sucesso do “Airbnb Experiências”, criado em 2016, é um exemplo. Após o lançamento com 500 experiências em 12 cidades, há dois anos, agora são 15 mil experiências em 800 cidades ao redor do mundo.

– Utilização de metabuscadores para pesquisa de preços

É cada vez maior o número de viajantes que utilizam os metabuscadores para garantir o menor preço na hora da compra. Passagens aéreas, hotéis, carros, ingressos, durante todo o processo da viagem, os mecanismos de pesquisa aparecem para auxiliar os consumidores.  Surgiram como uma nova alternativa aos viajantes ávidos por economia e hoje são uma realidade. Os números de acesso no Voopter, maior metabuscador brasileiro de passagens aéreas, cresceram 20% em 2018 e 817% desde sua criação, em 2013. Hoje o app/site acumula mais de dois milhões de usuários por mês, com picos de três milhões em períodos de alta temporada turística.

– Aumento na idade média dos viajantes

O número de passageiros perto da terceira idade vem crescendo. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais. E a probabilidade que esse número continue crescendo no futuro é grande. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 cerca de 30% da população brasileira será formada por pessoas com mais de 65 anos.

– Utilização das Redes Sociais para se informar e inspirar

Relatório do Euromonitor Internacional sobre tendências de consumo para 2019 revela que as mídias sociais deram um novo significado ao “boca a boca”, com consumidores usando o Twitter, Whatsapp e Instagram para compartilhar pesquisas, oferecer códigos de desconto, trocar ofertas secretas e dicas úteis para encontrar novos produtos e sempre conseguir fechar o melhor negócio. O estudo mostra que os consumidores atuais usam diversas fontes de informação para pesquisar produtos antes de realizar a compra. Uma única fonte de informação não é mais convincente o bastante. Quem nunca se inspirou nas postagens e indicações de amigos e parentes para fechar a próxima viagem?

 – Crescimento gradativo da contratação do seguro viagem

Ainda que de forma gradativa, a contratação do seguro viagem vem crescendo no país. De acordo com levantamento feito pela empresa Affinity Seguro Viagem, os estados que mais emitiram apólices em 2018 foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. Os destinos de viagem mais procurados foram, nessa ordem, Europa (liderança França e Portugal), América do Norte (liderança Estados Unidos), Brasil e América do Sul (liderança Chile e Argentina).

– Brasília, Florianópolis e Porto Alegre ganham destaque nas buscas dos brasileiros

Alguns destinos nacionais e internacionais vem se destacando nas buscas dos viajantes brasileiros. Nos dois primeiros meses de 2019 o top 5 nacional ficou com as cidade de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. O internacional foi liderado por Lisboa, Miami, Buenos Aires, Santiago do Chile e Nova York. Contudo, quando leva-se em consideração buscas específicas para feriados nacionais como o Carnaval e a Páscoa, alguns outros destinos ganham destaque e despontam como tendência de viagens neste ano, entre eles está Brasília, Florianópolis e Porto Alegre. Os dados são do Voopter.