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Como o MarTech ajuda as empresas a venderem
Mais de 60 bilhões de mensagens enviadas pelo WhatsApp, 6,2 bilhões de vídeos assistidos e 5,7 bilhões de pesquisas feitas no Google. Em um ano? Não, em um único dia. Os dados são do portal Internet Live Stats, que acompanha online o tráfego de informações na internet. Esse gigantesco volume de dados dá …

Como o MarTech ajuda as empresas a venderem

Publicado: 18.06.2019 - 20:29, por eCompare.com.br

<!-- --> Mais de 60 bilhões de mensagens enviadas pelo WhatsApp, 6,2 bilhões de vídeos assistidos e 5,7 bilhões de pesquisas feitas no Google. Em um ano? Não, em um único dia. Os dados são do portal Internet Live Stats, que acompanha online o tráfego de informações na internet. Esse gigantesco volume de dados dá …

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Mais de 60 bilhões de mensagens enviadas pelo WhatsApp, 6,2 bilhões de vídeos assistidos e 5,7 bilhões de pesquisas feitas no Google. Em um ano? Não, em um único dia. Os dados são do portal Internet Live Stats, que acompanha online o tráfego de informações na internet. Esse gigantesco volume de dados dá a dimensão do quanto é imprescindível às empresas usar a tecnologia para encontrar e conversar com os seus clientes no mundo online. E vender, é claro.

Esta integração do marketing com a tecnologia deu origem ao que chamamos de MarTech (Marketing Technology), sem o qual seria impossível filtrar e analisar o vasto oceano de dados online. As ferramentas de MartTech tornam possível definir e monitorar estratégias customizadas de abordagem, vendas e fidelização. Entre elas, a prospecção dos clientes, a escolha dos canais mais adequados de contato com eles, a linguagem para cada público-alvo e a mensuração dos resultados por ação.

O principal diferencial do MarTech em relação às ferramentas tradicionais do marketing é que ele permite fazer quase tudo em tempo real, potencializando o retorno do investimento. Esse fator faz toda a diferença porque ajuda o gestor a tomar decisões de forma mais ágil, criando ações precisas para que a resposta do consumidor também seja rápida. Por último, caso as estratégias não estejam sendo bem sucedidas, é possível fazer a correção de rumos sem perda de tempo e dinheiro.

Um setor que tem se beneficiado do MarTech é o de instituições de ensino superior. Sem ciência de dados e big data seria praticamente impossível identificar potenciais alunos e impactá-los de forma direta e customizada. O MarTech permite, por exemplo, não só oferecer uma determinada universidade a um candidato, mas o curso mais aderente ao seu perfil com uma mensagem personalizada e, portanto, com potencial altamente efetivo. O resultado é uma ação de microtargeting, com uma sensível redução de investimento de captação de alunos.

Recentemente, pesquisa da consultoria Gartner mostrou que as áreas de marketing de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido aplicaram pela primeira vez em 2018 um percentual maior de seus orçamentos em tecnologia (29%) do que em salários (24%). O fato é reflexo de uma corrida para entender os dados sobre a experiência do cliente. A questão é que dados são apenas dados sem os cientistas que extraem inteligência de suas análises. O consenso é de que o sucesso das estratégias de marketing e vendas dependem cada vez mais da sinergia entre equipe e tecnologia.