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Como o investimento em pós-venda pode ajudar a sua empresa a vender mais
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Como o investimento em pós-venda pode ajudar a sua empresa a vender mais

Publicado: 31.05.2019 - 19:57, por eCompare.com.br

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Investir em uma estratégia de pós-venda é tão importante quanto investir na geração de novas negociações.

É a estratégia de pós venda que irá ajudar você a garantir a satisfação de seus clientes, fazendo com que eles se sintam à vontade para recomendar sua marca para seus amigos e familiares, sendo essencial para qualquer negócio de sucesso.

Pós-venda é o processo no qual reúne várias estratégias de atendimento ao cliente para melhorar a experiência após a compra e manter um relacionamento de longa duração para que ele seja um cliente fiel.

Desse modo, além de fidelizar um consumidor para novas vendas, é possível transformá-lo num defensor da empresa.

Para isso é necessário que a empresa não se preocupe apenas em vender, mas também em melhorar toda a experiência do cliente na compra do produto ou serviço.

Como elaborar o pós-venda?

Para elaborar uma estratégia de pós-venda é preciso estar sempre em contato com o cliente para reforçar o relacionamento e encantar o cliente.

Todo detalhe é importante no relacionamento com o cliente: cordialidade do atendente, facilidade no pagamento, entrega do produto antes da data combinada, e etc.

Isso demonstra que, mesmo após a venda, o cliente sente que a empresa se importa com ele desde o primeiro contato, até o fechamento da venda.

E da próxima vez que esse cliente comprar algum produto sua empresa será a prioridade de compra.

Na sequência, vamos apresentar 6 dicas de como elaborar o pós-venda:

1 – Faça follow ups

Para estabelecer um pós-venda útil é preciso estar em contato com o cliente e entender se a compra foi satisfatória, quais foram os fatores positivos e negativos do processo e recolher feedbacks para identificar possíveis melhorias.

E nesse ponto que entram os follow-ups, que faz o processo de acompanhamento do cliente para monitorar sua satisfação.

Ela serve tanto para analisar o cenário quanto para saber a satisfação e as necessidades do cliente.

Uma maneira simples de estar em contato com os clientes é por mensagens via e-mail. Após receber um conteúdo relevante, ele será muito mais leal à sua empresa.

2 – Crie programas de fidelidade

Uma alternativa para aproximar os clientes são os programas de fidelidade. Esses programas têm o intuito de entregar alguma recompensa para o cliente que já está na empresa.

Além dos programas de fidelidade atribuírem experiências personalizadas com a empresa, coletam mais dados sobre os clientes, que podem ser utilizados para adaptar novas recomendações de venda.

3 – Informe o cliente sobre lançamentos de produtos

Use os dados disponíveis para enviar sugestões de produtos e serviços personalizados para manter o cliente informado sobre os lançamentos que lhe interessa.

4 – Envie presentes em datas específicas

Algumas datas especiais como aniversário, natal, páscoa e outras ocasiões festivas são oportunidades para enviar presentes para os clientes com intuito de manter um relacionamento mais próximo.

Além disso, esses cuidados mostram que a empresa se preocupa com o bem-estar do cliente não só na venda, mas também no seu cotidiano.

5 – Use a ferramenta de CRM

CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que consegue captar os dados dos clientes, suas preferências de compra, segmenta a situação do mercado e indica oportunidades de venda de forma integrada.

Implementar uma plataforma de CRM é importante, pois ele centraliza todas as ações de pós-venda e também ajuda a aprimorar o atendimento ao cliente.

Com todas as informações e interações do cliente armazenadas no mesmo lugar fica muito mais fácil conhecer e estabelecer maneiras de melhorar a experiência do cliente em vender pela internet.

6 – Customer Success

Também conhecido como CS, Essa área é responsável por garantir a satisfação do cliente.

Os profissionais de CS são encarregados por trabalhar de forma mais proativa no atendimento ao cliente e no pós-venda.

Essa área não deve se preocupar apenas com o retorno financeiro ou com a fidelização do cliente, mas sim com a satisfação dele..

Essa equipe deve direcionar seus esforços para a resolver os problemas do consumidor.

Isso faz com que a companhia tenha mais chances de ser referência para o cliente e no ramo de atuação.

Qual a importância do pós-venda?

O pós-venda é uma estratégia fundamental para aumentar as receitas da empresa sem captar novos clientes.

De acordo com Philip Kotler, o pai do marketing, atrair um novo cliente é 5 vezes mais caro que manter um cliente atual satisfeito.

E daí a importância do pós-venda. Um pós-venda bem feito representa respeito e compromisso com o cliente.

Então veja os principais benefícios da estratégia de pós-venda para empresa:

Maior conhecimento do cliente

Ao entrar em contato com os clientes depois de finalizar a venda é possível monitorar as principais preocupações e necessidades de mercado.

Com isso, você consegue melhorar os processos de venda e evita os erros que provocam mais insatisfação dos clientes.

Ou seja, é uma maneira de estudar melhor o público, adotando estratégias para melhor atendê-lo.

Ajuda com novas vendas

O pós-venda é um investimento em novas vendas.

Se a experiência após a venda for acima das expectativas do cliente, ele voltará a comprar, mesmo que o preço de venda seja maior.

Seja por meio do cross-selling (venda cruzada) ou do up-selling (venda mais cara), o cliente fidelizado durante o pós-venda tem mais chance de comprar.

A empresa é mais recomendada

O pós-venda também ajuda no marketing boca a boca da empresa. Também chamado de Marketing de Indicação, é considerado uma referência de compra para 92% dos consumidores, segundo pesquisa da Nielsen.

Além da recomendação dos amigos, outra forma de marketing de indicação é a avaliação do cliente em redes sociais, sites de busca e outros canais digitais.

Com a boa avaliação do produto ou serviço da empresa, maior é o número de pessoas interessadas, sem fazer campanhas de divulgação na internet.

Maior valorização da marca

Esse benefício é um complemento ao tópico anterior. Afinal, ao ser recomendada pelos clientes de forma orgânica, você consegue fortalecer a marca no mercado.

Isso porque, ao reter um cliente e deixá-lo satisfeito, é possível transformá-lo em um defensor dos produtos e serviços da empresa.

Além de bons produtos e preços acessíveis, a empresa só consegue consolidar sua imagem no mercado com um atendimento de alta eficiência.

Adote a estratégia de pós-venda para lucrar mais

O pós-venda é uma estratégia tão importante quanto captar novos clientes para a empresa.

Por meio do pós-venda a empresa consegue fazer com que seus clientes tornem-se verdadeiros promotores da marca.

Com essa estratégia é possível criar um estudo mais específico do mercado, conhecendo suas necessidades de mercado com um relacionamento estreito do cliente.

Por meio da satisfação do cliente o pós-venda também ajuda a aumentar as vendas sem adquirir novos clientes. Isso faz com que o cliente compre mais produtos e continue fiel a empresa.

Além disso, o cliente satisfeito vai recomendar a empresa para outras pessoas, aumentando o marketing boca a boca sem gastar recursos com divulgação para captar novos clientes.

E com um cliente satisfeito e defensor da marca, sua empresa fica valorizada, sendo uma referência para o cliente na próxima compra, aumentando ainda mais sua lucratividade.