Todos os artigos > Como implementar programas de saúde corporativa
Como implementar programas de saúde corporativa
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Maior evento de inovação de RH do Brasil, o HR4Results, mostra que saúde corporativa será a inovação disruptiva que transformará o setor. Conforme levantamento do Payroll & HR Solutions & Services Market, até 2026 as empresas americanas …

Como implementar programas de saúde corporativa

Publicado: 24.05.2019 - 16:55, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Maior evento de inovação de RH do Brasil, o HR4Results, mostra que saúde corporativa será a inovação disruptiva que transformará o setor. Conforme levantamento do Payroll & HR Solutions & Services Market, até 2026 as empresas americanas …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

Maior evento de inovação de RH do Brasil, o HR4Results, mostra que saúde corporativa será a inovação disruptiva que transformará o setor. Conforme levantamento do Payroll & HR Solutions & Services Market, até 2026 as empresas americanas irão gastar até U$ 46 bilhões com a saúde dos colaboradores, e no Brasil a realidade não será tão diferente. Entender como melhorar a saúde corporativa é o futuro do RH.

Segundo a Willis Towers Watson os custos com saúde no Brasil crescem mais do que a folha salarial e vão duplicar até 2034. “Um RH que deseja entregar resultados concretos para a empresa precisa pensar com urgência na saúde corporativa. O brasileiro está cada vez mais sedentário, com problemas de hipertensão, obesidade, diabetes, isso tudo impacta também na saúde financeira das empresas. Investir em prevenção é a inovação que o RH do futuro irá seguir”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, empresa de saúde corporativa.

Construindo uma boa cultura corporativa

Um desafio de grandes empresas, que possuem mais de 200 colaboradores, é construir uma boa cultura colaborativa, que seja capaz de atingir todos os envolvidos. “Uma empresa grande conta com o desafio da heterogeneidade entre seus colaboradores e setores, às vezes, a cultura no atendimento é uma e no marketing outra. Alinhar essas expectativas e compreender a heterogeneidade e como ela afeta a empresa é papel do RH do futuro”, comenta Bruno. O CEO compartilhou três passos que irão ajudar o RH a melhorar a cultura corporativa na sua organização.

Passo um: conheça o seu colaborador médio

“Entenda qual o estilo de vida da maioria dos seus colaboradores. Eles se alimentam bem? Praticam exercícios? Possuem crises de ansiedade? Para montar uma boa estratégia de saúde você deve conhecer o perfil do seu colaborador. A partir disso, você pode desenhar estratégias como: oferecer um plano para academia, ter um dia da fruta na empresa, fazer uma trilha com a equipe, por exemplo”, comenta Bruno.

Passo dois: há grupos de risco?

Identifique se há colaboradores com doenças crônicas para investir ainda mais em prevenção. “Obesos, hipertensos, diabéticos podem alcançar uma qualidade de vida muito melhor através de pequenas mudanças no estilo de vida. Ter à disposição profissionais de nutrição para avaliar refeições, ou um programa que incentive exercícios, pode ser a solução ideal para essas pessoas”, comenta Bruno.

Passo três: envolva seu plano de saúde

“A ANS já entendeu que prevenção é o caminho para a sustentabilidade da saúde corporativa. Inclusive, já criou mecanismos de valorização financeira para as operadoras que incentivam e focam em prevenção de doenças. Se aproximar da operadora mostrando iniciativas de prevenção é bom para a empresa e também para o plano de saúde”, comenta Bruno.

A tecnologia pode ajudar

Engajar grandes times é um desafio. Para resolver esse problema, a GoGood  desenvolve um aplicativo que melhora a saúde corporativa das empresas em escala, através de um sistema gamificado. O aplicativo da GoGood registra passos, possui nutricionistas que avaliam as refeições dos colaboradores e incentiva uma competição saudável de times que podem reverter seus pontos na plataforma em ações sociais.