Todos os artigos > Como conquistar investimentos no setor automotivo
Como conquistar investimentos no setor automotivo
Que o setor automotivo representa uma forte parcela da economia brasileira, não é novidade para ninguém. Quando trazermos o olhar para o ecossistema de startups, vemos um crescimento significativo de iniciativas das Autotechs em gerar cada vez mais valor para a cadeia produtiva de automóveis, passando por mobilidade urbana até mecânica. Porém, o …

Como conquistar investimentos no setor automotivo

Publicado: 24.06.2019 - 13:38, por eCompare.com.br

<!-- --> Que o setor automotivo representa uma forte parcela da economia brasileira, não é novidade para ninguém. Quando trazermos o olhar para o ecossistema de startups, vemos um crescimento significativo de iniciativas das Autotechs em gerar cada vez mais valor para a cadeia produtiva de automóveis, passando por mobilidade urbana até mecânica. Porém, o …

<!--

-->

Que o setor automotivo representa uma forte parcela da economia brasileira, não é novidade para ninguém. Quando trazermos o olhar para o ecossistema de startups, vemos um crescimento significativo de iniciativas das Autotechs em gerar cada vez mais valor para a cadeia produtiva de automóveis, passando por mobilidade urbana até mecânica.

Porém, o ponto crucial dos empreendedores desse setor é como conquistar novos investimentos para suas startups. Segundo a Liga Ventures, uma das maiores aceleradoras do país, somos 193 autotechs espalhadas pelo país e concorremos pelos mesmos “valores” no mercado. Portanto, como se diferenciar de tantos players de destaque e receber um aporte que pode colocar sua startup em outro patamar?!

Pense em modelo de negócios diferenciados: assim como em todos os setores, antes de sair anunciando sua startup no mercado, é preciso estabelecer seu modelo de negócios. Nenhum investidor irá correr o risco de colocar valores em dinheiro em uma empresa esquizofrenia, que muda de posicionamento quase toda hora;

Sua autotech atende que tipo de público? Como falamos antes, somos mais de 193 autotechs e podemos atuar em diferentes pontos da cadeia produtiva do setor automotivo. Saber em qual deles você se encaixa pode ajudar a chamar a atenção dos investidores. Plataformas de mobilidade urbana, por exemplo, estão quentes no momento e tendem a criar novas demandas do comportamento do consumidor;

Se aproxime das grandes montadoras: desde o ano passado, vemos notícias de montadoras fechando unidades ou áreas. E isso é ruim, se nos limitarmos à olhar apenas para isso. Porém, para as autotechs pode ser à oportunidade de se aproximar dos grandes players, oferecer seu know-how à agilidade e, com isso, receber um aporte para investir ainda mais em inovação;

Autotech ligada ao agronegócio. Já pensou nisso? A outra grande parcela do PIB está intimamente ligada ao agronegócio do nosso país. Portanto, que tal pensar em uma autotech que preste serviços para esse nicho de mercado?! São milhares de caminhões rodando diariamente, com cargas diversas por esse Brasil a fora. Por isso, apps voltados a melhorar a eficiência desse público também tendem a chamar à atenção dos investidores;

Enfim, esses são apenas alguns caminhos para que você, empreendedor do tão concorrido mundo automotivo, não desanime na corrida por um investimento. Pode ter certeza que com dedicação e sempre de olho no mercado e inovações, sua hora vai chegar! Esteja pronto para esse momento.