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Como aplicar um pós-venda eficiente no e-commerce?
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Como aplicar um pós-venda eficiente no e-commerce?

Publicado: 28.05.2019 - 17:56, por eCompare.com.br

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Muitos lojistas ainda acreditam que o pós-venda no e-commerce deve ser utilizado apenas para a solução de problemas que chegam por parte dos clientes. Esse, no entanto, é um erro gravíssimo. O pós-venda é mais do que isso, ele deve ser utilizado após a concretização de uma venda, questionando a experiência de compra do consumidor ou se produto chegou rápido, para criar uma relação de confiança com o cliente e, assim, fidelizá-lo.

Contudo, para aplicar um pós-venda que seja realmente eficiente, é importante colocar em prática algumas atitudes que tornam essa etapa poderosa, capaz de fidelizar os consumidores e garantir a recorrência de compra. Confira abaixo quais são essas atitudes!

Agradeça o consumidor

O consumidor quer se sentir especial e, por isso, agradecer a preferência e a compra realizada por ele em seu e-commerce é uma boa prática de pós-venda. Aqui, você pode utilizar o e-mail transacional, aquele de confirmação de pedido, e personalizá-lo para fazer esse agradecimento, afinal, esses e-mails tendem a ter boa taxa de abertura.

Envie uma pesquisa de satisfação

Por que não enviar uma pesquisa de satisfação ao consumidor para entender, na prática, como foi a experiência de compra no seu e-commerce? A partir dessa abordagem, você passa a ter conhecimento do que tem agradado mais os consumidores e os pontos que mais geraram insatisfação. Cabe a você recolher todos os feedbacks e elaborar melhorias para que a experiência dos consumidores melhore cada vez mais.

Disponibilize benefícios

Bons benefícios fazem o consumidor voltar ao seu e-commerce, lembre-se disso! E, no pós-venda, você também pode aplicar essa estratégia, com a oferta um cupom de desconto ou brinde ao final da compra realizada. Por exemplo, se o consumidor comprou uma calça, você pode oferecer um cinto como brinde. Se a compra for uma câmera fotográfica, ofereça um desconto para o consumidor adquirir junto um tripé. Definir essa regra de negócio é fundamental para buscar por um aumento no ticket médio de compra. Além disso, disponibilizar no pós-venda os produtos relacionados à compra do consumidor também pode ser uma boa alternativa.

Não espere o cliente entrar em contato em caso de problema

Houve um problema na entrega do cliente? O prazo vai aumentar para o mesmo receber o produto? Não há mais o produto comprado em estoque? Antecipe-se e avise o consumidor imediatamente. Não espere ele reclamar! Ao agir dessa maneira, o consumidor verá a preocupação que a sua empresa tem ao buscar uma solução eficiente para o problema e ao mantê-lo informado de tudo o que está acontecendo com a compra

Treine os funcionários

Todos os funcionários que trabalham com atendimento e pós-venda no seu e-commerce devem ser bem treinados para que a comunicação seja de qualidade e feita com muita educação. Além disso, os problemas devem ser solucionados com agilidade, por essa razão, os funcionários precisam estar preparados para qualquer eventualidade.

Vale destacar que, apesar do pós-venda ser aplicado, geralmente, por e-mail, nada impede que você, lojista, aplique essa estratégia também por SMS ou ligação. O ideal é identificar a situação e em qual canal fará mais sentido a comunicação com o consumidor. E, jamais se esqueça, agilidade e educação no pós-venda, para que a satisfação da audiência seja garantida!

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