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CMOs inovadores geram maior retorno de valor ao reformular empresas para entregar experiências de clientes hiper-relevantes, mostra estudo da Accenture
Um número reduzido de diretores de marketing (CMOs) inovadores está ajudando suas empresas a gerarem retornos para acionistas 11% mais altos do que seus pares. O segredo são experiências de clientes hiper-relevantes, segundo novo estudo da Accenture. Com base em uma pesquisa com quase mil CMOs e mais de 500 CEOs das maiores …

CMOs inovadores geram maior retorno de valor ao reformular empresas para entregar experiências de clientes hiper-relevantes, mostra estudo da Accenture

Publicado: 07.06.2019 - 15:34, por eCompare.com.br

<!-- --> Um número reduzido de diretores de marketing (CMOs) inovadores está ajudando suas empresas a gerarem retornos para acionistas 11% mais altos do que seus pares. O segredo são experiências de clientes hiper-relevantes, segundo novo estudo da Accenture. Com base em uma pesquisa com quase mil CMOs e mais de 500 CEOs das maiores …

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Um número reduzido de diretores de marketing (CMOs) inovadores está ajudando suas empresas a gerarem retornos para acionistas 11% mais altos do que seus pares. O segredo são experiências de clientes hiper-relevantes, segundo novo estudo da Accenture.

Com base em uma pesquisa com quase mil CMOs e mais de 500 CEOs das maiores empresas do mundo, o estudo Way Beyond Marketing – The Rise of The Hyper-Relevant CMO mostra que esses líderes de marketing, os 17% mais relevantes, estão impulsionando transformações nos mais altos níveis de suas organizações, ajudando-as a atender rapidamente as diferentes necessidades de seus clientes, que estão em constante mudança. O segredo é a reformulação das empresas, possibilitando uma maior integração e colaboração para a entrega de experiências de clientes superiores.

“Esses líderes de marketing estão encontrando soluções criativas para reinventar a experiência de seus clientes, e isso é o que os diferencia de seus concorrentes”, explica John Zealley, líder da prática de Customer Insight & Growth da Accenture. “Eles estão desafiando o status quo das estruturas organizacionais tradicionais, tomando as rédeas da inovação e do crescimento disruptivo, além de acessarem novos valores por meio de colaborações C-Suite, ou seja, em alto escalão. Por meio dessas ações, as empresas conseguem se tornar o que chamamos de ‘empresas vivas‘ – capazes de antecipar constantemente e responder às mudanças nas necessidades dos clientes com rapidez e entregar um valor comercial significativo”.

Executivos de marketing lideram agenda de crescimento 

Ao todo, 31% dos CEOs entrevistados esperam que os CMOs impulsionem o crescimento de suas empresas usando dados e insights de clientes para criar novos produtos, serviços e experiências. O estudo mostra também que CMOs inovadores (os 17% mais relevantes) buscam ativamente por parcerias C-Suite a fim de criar culturas organizacionais totalmente focadas no cliente. Com probabilidade muito maior do que seus pares do setor de investir tempo para impulsionar o crescimento disruptivo, esses CMOs também se consideram ‘inovadores’ e usam tecnologias emergentes para prever o comportamento de seus consumidores e identificar novos fluxos de receita.

“Enquanto a revolução digital se esforçou para aproximar as empresas de seus clientes, muitos grandes executivos tiveram dificuldades para capitalizar em cima dessa oportunidade de crescimento. Para realmente se tornarem um ‘negócio vivo’, capaz de antecipar e responder às diferentes necessidades dos consumidores, as companhias precisam projetar experiências impregnadas de empatia pelos clientes e permitir agilidade multifuncional com foco em ajuda-los na busca por seus objetivos”, explica Glen Hartman, chefe da Accenture Interactive para América do Norte.

Lucro impulsionado por propósitos

Em um cenário onde os consumidores compram cada vez mais de marcas com um propósito claro alinhado aos seus valores e crenças pessoais, os CMOs líderes compreendem a importância de ser altamente relevante na vida de seus clientes. Entre os CMOs, 76% acreditam que os consumidores de hoje têm expectativas maiores em relação ao propósito de uma marca. Os CEOs concordam, com 70% afirmando que as empresas que defendem um propósito maior alcançam níveis superiores de sucesso comercial.

Novas habilidades impulsionam crescimento

Como o papel dos profissionais de marketing ainda passa por uma mudança profunda, a grande maioria (90%) dos CEOs e CMOs concorda que a função mudará muito ao longo dos próximos três anos. O estudo destaca que os CMOs líderes estão sempre à frente e pensam de forma totalmente diferente sobre o tipo de papéis e habilidades que suas equipes precisam para ter sucesso no futuro – com designers de experiência imersiva, contadores de histórias, growth hackers e futurólogos no topo da lista.

“Os CMOs precisam tomar a frente de uma experiência efetiva e integrada com o cliente em todos os pontos de contato, em ritmo e escala, para impulsionar o crescimento”, explica Mhairi McEwan, diretora geral e líder da prática de marketing, Customer Insight & Growth da Accenture. “Basicamente, existem quatro ações que devem ser tomadas: usar insights e analytics avançados do cliente para moldar o futuro; construir as capacidades de marketing e vendas de suas equipes e organização; alavancar parcerias para criar novos produtos, serviços e soluções inovadores; e entregar uma ativação tecnológica econômica de programas de marketing personalizados e escalonáveis”.

Para mais informações sobre o estudo, acesse: http://www.accenture.com/CMOInsights