Todos os artigos > Cenário econômico do Brasil potencializa crescimento do RPA
Cenário econômico do Brasil potencializa crescimento do RPA
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Em um cenário de crise econômica, as empresas naturalmente pensam em alternativas para melhorar a performance com menos custos, e a proposta da robotização de processos é justamente essa. Os robôs de software conseguem ampliar significativamente a …

Cenário econômico do Brasil potencializa crescimento do RPA

Publicado: 28.03.2019 - 17:54, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Em um cenário de crise econômica, as empresas naturalmente pensam em alternativas para melhorar a performance com menos custos, e a proposta da robotização de processos é justamente essa. Os robôs de software conseguem ampliar significativamente a …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

Em um cenário de crise econômica, as empresas naturalmente pensam em alternativas para melhorar a performance com menos custos, e a proposta da robotização de processos é justamente essa. Os robôs de software conseguem ampliar significativamente a eficiência operacional e melhorar a produtividade, permitindo que as empresas consigam fazer o mesmo que faziam antes, ou mais ainda, porém tendo que investir menos recursos para isto. Este cenário explica o rápido crescimento da UiPath no Brasil antes mesmo de sua presença física no país, além das expectativas para uma evolução exponencial após a consolidação de sua estrutura completa no mercado nacional.

Ao analisar este contexto, o presidente da UiPath Brasil, Paulo Pellon, afirma que na verdade foi o Brasil que escolheu a empresa antes que ela o tivesse escolhido. O executivo afirma que quando o conceito de Robotic Process Automation (RPA) começou a se destacar no mercado de TI as empresas brasileiras iniciaram a busca por melhores ferramentas para adotar. Neste momento a UiPath foi bastante requisitada e passou a atender às solicitações por meio de Global System Integrators, e outros players nacionais que fazem esse tipo de revenda.

“Este primeiro contato revelou o Brasil como um mercado tão aberto e promissor para a RPA que animou ainda mais a UIPath a investir numa estrutura completa no país”, diz.

Pellon comenta que num segundo momento, que é a situação de recuperação econômica atual, também há situações bastante propícias para o investimento em RPA. “Agora, as empresas começam a pensar não somente em reduzir custos, mas principalmente em como fazer para que seus investimentos tenham um resultado melhor. Então, a possibilidade de trabalhar com robôs que agreguem mais qualidade ao serviço, melhor suporte aos seus funcionários e maior produtividade como um todo é fundamental num momento em que vai ocorrer aumento de competitividade entre as empresas”, diz.

Com todas essas oportunidades, o Brasil já tem um papel de destaque na estratégia global de expansão da UiPath, não só pela base estabelecida com clientes significativos, mas também pelo seu potencial de crescimento de mercado. “O cenário é promissor. Comparado a outros países, o Brasil tem se mostrado bastante aberto e receptivo à tecnologia. Isso dá um otimismo ainda maior ao nosso plano. O Brasil é o segundo mercado em importância para a empresa nas Américas, e quando olhamos o potencial de receita desta região verificamos que ele é maior do que em outros continentes. Então, ser o segundo país numa região que pode ser a mais importante mostra um pouco do potencial que o Brasil tem”, afirma.

Uma das estratégias da UiPath para aproveitar este entusiasmo brasileiro com a tecnologia será trabalhar a catequização do conceito. Explicar os valores e o entendimento da solução de RPA. “Do ponto de vista tecnológico, na área de RPA, o Brasil não está nada atrás dos EUA. O que ocorre é que bem mais empresas nos EUA adotaram este tipo de solução. Apenas no entendimento sobre a forma como essa ferramenta pode trazer valor, talvez o Brasil esteja hoje num patamar que os EUA estavam dois anos atrás. Não é uma distância tão grande, e a chegada da UiPath ao Brasil certamente vai contribuir para reduzir rapidamente esta diferença”, finaliza.