Todos os artigos > Campanha mobile é a chave para o marketing atual
Campanha mobile é a chave para o marketing atual
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Com a velocidade em que os dispositivos móveis estão se inserindo na vida das pessoas, as empresas devem começar a se concentrar em estratégias para a mudança do mercado e a revolução do marketing nesse novo canal …

Campanha mobile é a chave para o marketing atual

Publicado: 22.05.2019 - 14:23, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Com a velocidade em que os dispositivos móveis estão se inserindo na vida das pessoas, as empresas devem começar a se concentrar em estratégias para a mudança do mercado e a revolução do marketing nesse novo canal …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

Com a velocidade em que os dispositivos móveis estão se inserindo na vida das pessoas, as empresas devem começar a se concentrar em estratégias para a mudança do mercado e a revolução do marketing nesse novo canal que irá gerar impactos gigantescos para as marcas. Hoje, se uma marca quer estabelecer uma conexão com seu cliente é essencial ter uma estratégia específica para o mobile.

Para isso, as marcas devem se concentrar em criar campanhas bem-contextualizadas, geolocalizadas, entregando no momento certo para ter o retorno desejável e criar uma empatia entre o usuário e a marca.

Concentre-se na geolocalização

Enquanto muitas empresas pensam no quesito volume de suas campanhas, e ter um recall maior da marca, o que as pessoas buscam é ser impactadas pelo que estão buscando no momento certo.

Nesse sentido, conhecer a geolocalização do usuário ajuda as marcas a se comunicarem melhor e no momento certo com seu usuário. Se é possível saber quando uma pessoa passa perto de uma loja, por que mostrar para ele uma promoção em outro momento, certo?

Conhecer o perfil dos locais que o usuário frequenta ajuda a entender melhor seu comportamento. Assim, se uma pessoa é impactada por uma campanha na hora do almoço, andando por onde trabalha ou mora, com um anúncio de promoção em um restaurante que ela goste, a taxa de conversão e atração é muito maior. Assim, a campanha torna-se mais assertiva para uma marca.

Navegando ou não

A história dos meios de comunicação de massa, particularmente da TV, ensinou que na lógica da publicidade, o usuário deve estar inserido em determinado meio para poder afetá-lo. Mas, isto mudou drasticamente com os dispositivos móveis. Em um recente estudo do IDC (Informação de Consulta Dinâmica), 76% das pessoas mantém seu telefone a menos de dois metros de si mesmo quase todo o tempo em que estão acordados.

Os formatos mais tradicionais de mídia mobile, como display, rich media e vídeo, ainda são altamente eficazes na geração de branding awareness e interação, mas para chegar a um desses anúncios, o usuário deve-se estar navegando em um site ou aplicativo.

Porém, hoje com a geolocalização essa realidade mudou, pois é possível impactar as pessoas em qualquer momento. Assim, com as geo-coordenadas, ou seja, locais que o usuário frequenta, podemos enviar notificações, mensagens de texto ou multimídia em formatos assertivos, impactando na hora certa. A melhor forma de transformar a publicidade num serviço para a pessoa é também facilitar o acesso a ela.

Conheça os clientes

Dados demográficos (idade e sexo) e respectivos interesses (com base nos sites visitados) são importantes, mas não definem exatamente que tipo de persona estamos impactando. Porém, através dos aplicativos que eles usam, pode-se conhecer mais especificamente os clientes, com o objetivo de adaptar os anúncios para o que eles procuram ou precisam de forma mais exata.

A informação que o ID de cada dispositivo fornece pode ser muito útil para esse contexto. É um número único com o qual é possível saber quais aplicativos o usuário usa, que tipo de conteúdo consome ou produtos ele compra.

Se somarmos a tudo isso a geolocalização e os sites que o usuário visita, podemos transformar uma simples comunicação em um benefício para o usuário. Ou seja, a contextualização é importantíssima, pois a comunicação não pode ser a mesma só na base do modelo de aparelho ou do bairro de residência, mas tem que ser um cruzamento de muitos layers de segmentação clusterizados por tiers de relevância. A chave é entender que ambos podem ser clientes, mas se personalizarmos nossa oferta para cada um deles podemos aumentar o resultado para as marcas.

Tradicionalmente, a sensação gerada pela palavra publicidade para as pessoas é negativa. Mas a mobilidade, tanto em relação aos dispositivos quanto em relação às campanhas direcionadas, oferece a oportunidade de mudar essa percepção, transformando a publicidade em um serviço para melhorar a vida do usuário.