Todos os artigos > Amadeus se une ao Aeroporto Ljubljana, Adria Airways e LOT Polish Airlines para um projeto piloto de embarque biométrico
Amadeus se une ao Aeroporto Ljubljana, Adria Airways e LOT Polish Airlines para um projeto piloto de embarque biométrico
Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Com o crescimento do número de passageiros ano a ano, a infraestrutura aeroportuária está sendo levada aos seus limites e, a menos que seja abordada, é provável que resulte em filas cada vez mais longas. A indústria …

Amadeus se une ao Aeroporto Ljubljana, Adria Airways e LOT Polish Airlines para um projeto piloto de embarque biométrico

Publicado: 07.06.2019 - 15:39, por eCompare.com.br

Share on Facebook Compartilhar Share on Twitter Compartilhar Share on Linkedin Compartilhar Send email E-Mail Print this Imprimir Com o crescimento do número de passageiros ano a ano, a infraestrutura aeroportuária está sendo levada aos seus limites e, a menos que seja abordada, é provável que resulte em filas cada vez mais longas. A indústria …

Share on Facebook Compartilhar

Share on Twitter Compartilhar

Share on Linkedin Compartilhar

Send email E-Mail

Print this Imprimir

Com o crescimento do número de passageiros ano a ano, a infraestrutura aeroportuária está sendo levada aos seus limites e, a menos que seja abordada, é provável que resulte em filas cada vez mais longas. A indústria reconhece o imenso potencial da tecnologia biométrica como uma solução para estes desafios, permitindo processos aeroportuários mais rápidos e estáveis para os passageiros. 

Para os aeroportos, a tecnologia pode oferecer um melhor serviço aos seus parceiros de companhias aéreas, reduzindo os gargalos e liberando a equipe em terra para se concentrar em outras atividades voltadas para o cliente. Para as companhias aéreas, há a promessa de uma maior eficiência e uma rotação mais rápida de voos. 

Um projeto piloto bem-sucedido no aeroporto de Ljubljana fez a Amadeus dar mais um passo em direção à criação de uma plataforma comum e centralizada da indústria para biometria. Trabalhando com a Adria Airways, em seu aeroporto base, “hub”, e LOT Polish Airlines, 175 passageiros participantes foram embarcados com sucesso, em tempo recorde. 

O projeto piloto constatou o cadastramento dos passageiros que usaram o aplicativo Amadeus em seus smartphones, capturando uma ‘selfie’ junto com a foto do passaporte e o bilhete de embarque, sendo todos armazenados de forma segura em um servidor remoto. Uma foto do passageiro foi então capturada no portão de embarque e comparada com aquela armazenada no servidor para validar a identidade do passageiro e o status do voo. Após a verificação bem-sucedida, uma mensagem foi transmitida para o Sistema de Controle de Embarque e o passageiro pode embarcar sem problemas. Todos os dados biométricos foram eliminados em 48 horas garantindo o cumprimento do GDPR.

O projeto piloto notou que os tempos médios de embarque foram reduzidos em aproximadamente 75%, o que significa que o embarque levou apenas dois segundos, em vez dos típicos cinco a dez segundos por passageiro. A nova tecnologia promete melhorar a experiência do passageiro, tornando o embarque mais rápido, mais simples e mais seguro.

Misel Mencinger, Procedures Specialist, Ground Operations, Adria Airways, disse: “O projeto piloto apoia a estratégia da Adria Airways em tornar o embarque mais simples e eficiente, e melhorar ainda mais a experiência de nossos passageiros. Nós estamos muito confiantes nos resultados do projeto piloto com altos níveis de aceitação dos passageiros e uma redução significativa no tempo médio de embarque. A biometria oferece à indústria outro salto tecnológico que vai melhorar a forma como as pessoas viajam.”

Bostjan Rakovec, Head of IT, Fraport Slovenija, disse: “Recentemente, iniciamos uma parceria com a Amadeus, passando por uma modernização em larga escala dos nossos sistemas de TI. A inovação é o nosso foco e a biometria é uma área que sentimos que Ljubljana pode se destacar ao auxiliar as companhias aéreas a melhorarem os processos de décadas”.

Bruno Spada, Executive Vice President Airport IT, Amadeus disse: “Este projeto piloto é um marco importante em nossa jornada rumo a uma solução de biometria hospedada remotamente para a indústria na qual os viajantes só precisam se cadastrar uma única vez. Nossa solução está de acordo com a visão One ID da IATA, o que significa que funciona em todos os aeroportos e companhias aéreas participantes, para que os passageiros possam chegar ao aeroporto prontos para viajar”.

Ele continuou: “Nossa abordagem soluciona o principal problema da biometria nos aeroportos hoje: a necessidade dos passageiros se registarem em cada aeroporto separadamente. Vamos oferecer uma abordagem padrão que funcione para todos, por meio de uma solução hospedada centralmente entre aeroportos, companhias aéreas e passageiros. É importante lembrar que isso significa que a biometria pode ser implementada e ampliada rapidamente em áreas como o check-in, segurança e embarque”.

O projeto piloto no aeroporto de Ljubljana focou especificamente em melhorar a forma como os passageiros embarcam na aeronave, embora a plataforma seja projetada para funcionar em todos os pontos críticos de verificação de identidade no aeroporto, incluindo check-in, segurança, acesso ao lounge e embarque. A Amadeus também oferece soluções em áreas onde as alfândegas atuam como responsáveis pelos dados biométricos. Por exemplo, a Amadeus está atualmente trabalhando no Aeroporto San José Norman Y. Mineta (EUA) para fornecer soluções biométricas de saída CBP-TVS. A solução biométrica Amadeus estará disponível em 2019.