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A internet pode, sim, ser um ambiente livre de fraudes
Com a consolidação da internet e a ascensão da tecnologia móvel, as mídias digitais vêm ganhando, de uns anos para cá, cada vez mais espaço no mercado. Com a criação de sites, propagandas e posts patrocinados, a internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen. O …

A internet pode, sim, ser um ambiente livre de fraudes

Publicado: 21.11.2018 - 17:32, por eCompare.com.br

Com a consolidação da internet e a ascensão da tecnologia móvel, as mídias digitais vêm ganhando, de uns anos para cá, cada vez mais espaço no mercado. Com a criação de sites, propagandas e posts patrocinados, a internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen. O …

Com a consolidação da internet e a ascensão da tecnologia móvel, as mídias digitais vêm ganhando, de uns anos para cá, cada vez mais espaço no mercado. Com a criação de sites, propagandas e posts patrocinados, a internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen.

O crescimento foi tão estarrecedor que empresas do Brasil e do mundo viram nesse boom uma oportunidade de propagar a marca e conquistar mais clientes. No entanto, pessoas mal-intencionadas – os indesejáveis fraudadores – também viram nas redes sociais uma (grande) oportunidade para tirar proveito.

E os números assustam. De acordo com uma pesquisa realizada pela ACI Worldwide, em parceria com o Aite Group, 49% dos brasileiros já sofreram algum tipo de fraude com cartões. Isso coloca o país em segundo lugar no ranking global, ficando atrás apenas do México.

Os crimes não envolvem apenas de roubo de dados bancários, mas também de contas de e-mail e acesso não permitido ao computador pessoal, entre outros. O Art. 171ª, da Lei nº 2.848 de 1940, qualifica fraude como “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”

Por isso, nunca é demais reforçar a necessidade de ficar sempre atento ao realizar compras ou efetuar transações pela internet. Pode parecer repetitivo, mas, nunca é demais reforçar algumas dicas básicas para não ser (ou pelo menos evitar) vítima de fraudes: pesquisar a reputação do site; priorizar lojas conhecidas; comparar preços; desconfiar de ofertas imperdíveis; evitar pagamentos por transferências; verificar se as páginas das redes sociais possuem o selo de verificação (elas têm o “check” azul ao lado do nome); jamais fornecer dados pessoais ou bancários; não emprestar o cartão e acompanhar o extrato de despesas.

Não é à toa que empresas do sistema financeiro nos quatro cantos do planeta, como o pag!, por exemplo, têm investido milhões ano após ano para reforçar suas infraestruturas digitais. Tudo para impedir o número de ataques, garantir a segurança durante a autenticação dos clientes e, principalmente, buscar soluções que assegurem sua integridade no universo online.

Assim como buscamos segurança no dia a dia, a atenção deve ser redobrada ao realizar qualquer tipo de transação ou compras pela internet. Com muita cautela, é possível, sim, utilizar o meio digital sem ter que passar pelo desconforto de ter os dados roubados e as nada agradáveis dores de cabeça – e no bolso – por causa da falta de escrúpulos de algumas pessoas mundo afora.

Maria Fernanda Assi https://www.meupag.com.br/ Maria Fernanda Assi é especialista em Prevenção à Fraude do pag!