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A importância do Dia das Mães no e-commerce
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A importância do Dia das Mães no e-commerce

Publicado: 07.05.2019 - 14:39, por eCompare.com.br

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O Dia das Mães se tornou o evento com maior importância do primeiro semestre do ano e seu rendimento já é comparável ao Natal e à ação mundial Black Friday. Porém para ter sucesso nessa data é importante entender o cenário e as oportunidades para atuar nessa data.

O primeiro passo é compreender onde o público da sua loja está posicionado na data e se apropriar da maneira mais verdadeira possível. Por exemplo, se seu e-commerce tem como público principal mulheres e é do segmento de moda, acessórios e beleza este é o momento certo!

Mas se o segmento em questão não é tão assertivo com a data, mesmo assim pode ser uma boa alternativa criar espaço para que a data seja explorada, seja de uma forma mais emocional e menos promocional. Segundo pesquisa realizada pelo Google, as marcas que possuem melhor diálogo com o Dia das Mães nessa época não são necessariamente marcas para uso pessoal das mulheres, como o caso das empresas Johnson & Johnson, Pampers e Natura.

Entenda a realidade das mulheres e mães

Para se posicionar bem no Dia das Mães é preciso entender como é o cenário da vida das mulheres e qual é o impacto da maternidade. Vivemos uma época na qual a “maternidade real” é cada vez mais debatida, expondo a realidade do relacionamento entre mãe e filho com as dificuldades e alegrias do dia a dia, com foco muito menor à mãe representada no comercial de margarina, que era abordada nos anos 2000 onde seu maior papel era servir à família, sempre com um sorriso no rosto à espera dos filhos com a mesa pronta.

Dentro desse universo as marcas estão buscando a melhor forma de explorar a data. Com isso, existe muito espaço para que lojas sejam capazes se conectar verdadeiramente com as mães e construir um vínculo duradouro da marca com a data, do jeito que as mães esperam.

Apesar do presente mais desejado pelas mães ser o celular, é importante destacar que, segundo a pesquisa realizada pelo Google, roupas, sapatos, acessórios, perfumes entre outros itens de uso pessoal são os presentes mais cotados por elas.

Quando devemos começar as campanhas de Dia das Mães?

Conforme aponta dados da Social Miner, o pico de vendas em 2016 foi dia 28 de abril, 10 dias antes do Dia das Mães. Já em 2017, o melhor desempenho de vendas foi dia 3 de maio, 11 dias antes da data. Enquanto no ano passado, 2018, as vendas alcançaram um pico 6 dias antes da data.

Dessa forma podemos notar que, apesar da necessidade de um planejamento antecipado e de divulgação já a partir do final do mês de abril, é importante ficar atento aos compradores de última hora que estão se tornando cada vez mais expressivos, dando a eles a melhor experiência possível, com alternativas a limitação de transporte, logística e oferecendo opções de retirada na loja, por exemplo.

No final, o consumidor leva em consideração além de toda a construção e conversa com a nova realidade feminina, o preço, promoções, tempo de entrega e sortimento de produtos. Então para ter sucesso nesse Dia das Mães encontre o elo perfeito que converse com as mães e também atinja os consumidores do evento e vá em frente.