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7 Benefícios da Integração do E-commerce em um Sistema ERP
Hoje o comércio eletrônico se transformou em uma maneira revolucionária de vender os produtos a um custo relativamente barato. Nas últimas décadas, muitas empresas optaram por criar a sua loja online, além da loja física pela necessidade de estar visível no meio digital e pela facilidade proporcionada aos consumidores. Entretanto, com a evolução da tecnologia, …

7 Benefícios da Integração do E-commerce em um Sistema ERP

Publicado: 08.08.2019 - 14:27, por eCompare.com.br

Hoje o comércio eletrônico se transformou em uma maneira revolucionária de vender os produtos a um custo relativamente barato. Nas últimas décadas, muitas empresas optaram por criar a sua loja online, além da loja física pela necessidade de estar visível no meio digital e pela facilidade proporcionada aos consumidores. Entretanto, com a evolução da tecnologia, …

Hoje o comércio eletrônico se transformou em uma maneira revolucionária de vender os produtos a um custo relativamente barato.

Nas últimas décadas, muitas empresas optaram por criar a sua loja online, além da loja física pela necessidade de estar visível no meio digital e pela facilidade proporcionada aos consumidores.

Entretanto, com a evolução da tecnologia, algumas empresas estão criando apenas a loja online. Nesse caso, as empresas costumam usar uma plataforma de comércio eletrônico e um sistema ERP como dois componentes separados, dificultando o gerenciamento da empresa.

O ideal é ter um sistema ERP integrado ao e-commerce para poder gerenciar com facilidade as vendas online, juntamente do gerenciamento interno eficiente dos negócios.

Abaixo listei alguns principais benefícios que a integração pode trazer para o seu e- commerce.

Otimização da funcionalidade

A integração de um software ERP permite fazer uma gestão mais precisa do estoque, podendo enxergar a disponibilidade praticamente em tempo real, permitindo que os clientes visualizem e acessem as informações referentes ao inventário disponível, ao status do

último pedido e também rastreando as remessas através do número serial. Isso ajuda a reduzir o custo das operações e a melhorar a experiência do cliente com a sua loja, gerando mais satisfação.

Redução do custo do estoque

O e-commerce utiliza as informações de estoque para verificar a disponibilidade dos produtos, mas quem de fato faz a gestão dos estoques é o ERP, que analisa os movimentos, ou melhor, as vendas, para determinar a necessidade de compra, ou eventualmente de fazer uma promoção.

A loja virtual exige uma gestão de estoques mais apurada, principalmente em negócios onde existe muita diversificação de produtos, de forma a prevenir uma imobilização excessiva de capital parado no estoque.

Através de recursos como Curva ABC e gestão de custos, o ERP analisa as vendas em um período, indica qual o estoque mínimo para atender as demandas da loja virtual e também para não acumular estoques excessivos – que costumam aumentar os custos com o estoque.

Emissão de relatórios financeiros

Um aplicativo de comércio eletrônico pode gerar facilmente relatórios financeiros de contas a receber das vendas realizadas, mas a gestão financeira propriamente dita é melhor gerenciada através do ERP, que classifica melhor as despesas e cruza com as disponibilidades de receitas, provendo um fluxo de caixa mais otimizado para a empresa.

Analisar o negócio somente pela dimensão das vendas é um erro comumente cometido por pequenos empresários, que acaba tratando a parte financeira de uma forma muito superficial, através de um regime de caixa.

Através da integração do e-commerce com um ERP, tanto as vendas, quanto os títulos a receber ficam armazenados e são gerenciados pelo ERP, que pode eventualmente enviar informações de cobrança direto para os clientes ou para o e-commerce responsável pelo relacionamento com o cliente.

Através de uma gestão financeira mais completa e integrada o usuário poderá dar umpasso à frente, como um software ERP que fornece dados de fluxo de caixa, cobranças, centro de custos, demonstrativos de resultados (DRE), garantindo transparência sobre transações online e informações financeiras em toda a organização.

Mais produtividade e economia de tempo

O software ERP integrado simplifica vários processos de negócios, reduzindo o envolvimento de recursos humanos nos processos.

Os colaboradores não precisam mais inserir dados manualmente de uma plataforma para outra como informações de frete, níveis de estoque, informações do produto, dentre outros detalhes.

Ao invés disso, a comunicação ocorre automaticamente. Isso economiza tempo, reduz gastos e também aumenta a produtividade dos funcionários para tarefas que realmente importam.

Todos os pedidos de vendas são automaticamente integrados ao sistema ERP. Além disso, qualquer pessoa com acesso ao ERP pode acompanhar instantaneamente o pedido e iniciar o processamento. Ou seja, com a integração do software ERP, o ciclo de atendimento de pedidos é reduzido.

Zero redundância e erro de dados

Com a integração, todas as informações, como os dados do cliente na web, os pedidos, as informações de pagamento e envio, são integradas ao software ERP.

Além disso, os detalhes de item e estoque podem ser carregados diretamente do ERP para o portal de e-commerce, eliminando o retrabalho de digitar os dados novamente.

Com isso, a integração dos sistemas reduz a redundância de dados e diminui as chances de erro que ocorre geralmente ao migrar informações de uma plataforma para outra.

Aumento da satisfação do cliente

É muito fácil elevar o nível de satisfação do cliente ao fornecer informações atualizadas e em tempo real sobre o produto, dando detalhes sobre disponibilidade de estoque, rastreamento de pedidos no software de comércio eletrônico a partir do ERP. Também é possível programar uma notificação automática que avisa quando o produto sai para a entrega e rastrear a compra ao longo de sua jornada.

Ter conhecimento sobre cada etapa do processo de compra melhora a experiência do cliente e traz mais credibilidade para a sua empresa. Mesmo no caso de ocorrer algum problema, como um atraso na entrega ou falta do produto em estoque, o conhecimento sobre a situação pode minimizar qualquer insatisfação.

Maior controle do seu negócio

A integração dos processos de negócios de comércio eletrônico e ERP permite que os empreendedores gerenciem todo o processo em um único local, para isso basta ter acesso à internet.

Também unifica o sistema de comércio eletrônico com estoque, manufatura, CRM, finanças, dentre outros e melhora a comunicação entre os departamentos internos.

Se você também tiver uma loja física você conseguirá ter uma visão holística de todas as suas vendas, seja online ou off-line, e será capaz de ajustar estratégias.

Hoje o mundo dos negócios está falando em “Transformação Digital” onde o relacionamento com o cliente passa a ser digitalizado dentro das operações internas da empresa através de um sistema integrado ERP, com respostas muito mais ágeis e precisas, proporcionando uma experiência de compra muito melhor para o cliente.

O setor de vendas vêm passando por um processo mais intenso de digitalização com a utilização de alguns sistemas que utilizam plataformas de comunicação como um chatbot inteligente integrado, que responde rapidamente o cliente, sem intervenção de operador humano. Com isso, podemos concluir que no mundo de hoje, é praticamente inadmissível a coexistência de dois sistemas interdependentes que não estejam integrados em uma empresa.